Com o regresso ao trabalho e às aulas, estacionar na cidade voltou a ser um calvário, especialmente para quem não conduz um Smart. Foi precisamente a pensar nas pessoas que não conduzem um Smart que a marca decidiu criar uma campanha espetacular que permite encolher automóveis para ganhar mais espaço na cidade. Impossível? Não, é o #smarteffect.
O #smarteffect nasce da ideia de proporcionar às pessoas que não têm um Smart, a sensação de estacionar um Smart. O ForTwo é o citadino original, com características únicas e as pessoas sabem disso. Mas uma coisa é saber, outra coisa é experienciar. Para tal foi criado o #smarteffect, uma experiência da Smart em Portugal, que decorreu nas ruas de Lisboa, no Príncipe Real e na Rua do Quelhas, onde quem tentava estacionar entre dois automóveis, via o seu espaço aumentar.
Para tal foram construídos dois automóveis especiais que recolhiam no local e em tempo real. Estes automóveis que encolhem foram todos construídos de raiz e em fibra de vidro. Foram necessárias 2 viaturas reais Mercedes-Benz (Classe C Station e Citan) para desmontar peças e para construir os moldes em tamanho real. Algumas das peças originais, como os retrovisores, puxadores, faróis, grelhas, para-choques, foram aplicadas depois nos moldes o que fez com que fosse praticamente impossível de ver que as viaturas não eram verdadeiras.
O chassis de cada molde é simplesmente uma estrutura que é comandada à distância para “esticar” e “encolher”. Esta acção decorreu nos dias 14 e 15 de Setembro na Rua do Quelhas (junto ao ISEG) e no jardim do Príncipe Real. A reacção das pessoas ficou registada em vídeo, tendo existido um senhor que quis abrir as portas da Classe C Station para ter a certeza que não estava lá uma pessoa a encolher o automóveis. Houve mesmo uma rapariga veio perguntar se de futuro íam construir automóveis que encolhem para poder ter mais espaço no estacionamento e nas garagens. O #smarteffect foi concebido criativamente pela BBDO Portugal em parceria com a produtora Jack The Maker e a RC Racing.