Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mazda mantém crescimento nas vendas pelo 12 trimestre consecutivo

A Mazda manteve-se, no terceiro trimestre de 2015, como um dos fabricantes automóveis com maior crescimento na Europa, aumentando as suas vendas em 29 por cento no ano, elevando a 12 o número de trimestres consecutivos de evolução. Entre Julho e Setembro aproximou-se da fasquia das 60.000 unidades vendidas, facilmente suplantando um mercado global que evoluiu 10,6 por cento nesse período, aumentando também a sua quota de mercado para os 1,7 por cento.

Destaque-se o facto de a Mazda ter registado ganhos de dois dígitos em pelo menos 15 mercados nacionais e um crescimento líquido em praticamente todos os países. Coube à Holanda liderar a tabela, país onde as vendas da Mazda mais que duplicaram face ao ano anterior (121 por cento), seguindo-se a Turquia (111 por cento), Portugal (68 por cento), Eslovénia (68 por cento) e França (62 por cento). Itália, Espanha, Suécia e Suíça registaram aumentos na ordem dos 50 por cento. As vendas da Mazda nos seus dois maiores mercados – Reino Unido e Alemanha – evoluíram, 27 e 17 por cento, respectivamente.

“O que é verdadeiramente encorajador é o facto de que continuamos a registar ganhos ao longo de diversas regiões geográficas, fazendo-o com toda a nossa gama de modelos da nova geração,” refere Martijn ten Brink, Vice-Presidente de Vendas da Mazda Europa. “Veja-se a nossa proposta mais recente, a quarta geração do MX-5, que tem sido uma surpresa positiva, sendo que até aumentámos a produção no Japão para conseguir dar resposta à procura na Europa.”

Quanto ao novo Mazda CX-3, lançado em Junho último, está também a contribuir para este crescimento nas vendas, com perto de 10.000 unidades registadas neste terceiro trimestre, período em que o volume do Mazda2 ultrapassou, em 90 por cento, o registado no do ano passado. Para além disso, o Mazda CX-5 continua a consolidar a sua posição entre os clientes europeus como o modelo mais popular da Mazda, à frente do Mazda3 e Mazda6.

O elevado reconhecimento que se tem registado para com a actual geração de modelos Mazda contribui, sem dúvida alguma, para este sucesso na Europa. Na Alemanha, por exemplo, a Mazda surge no topo de duas avaliações recentes da JD Power – “Estudo de Fiabilidade de Veículos 2015” e “Índice de Satisfação de Cliente 2015” – para além de que também recebeu excelentes comentários para vários dos seus modelos no relatório de viaturas usadas “GTÜ Gebrauchwagen 2016”. A Mazda espera comercializar mais de 200.000 unidades no ano de 2015, volume que representa um aumento superior a 15 por cento face ao ano anterior.