Foi no Salão de Frankfurt de 1985 que a BMW revelou o seu primeiro sistema de tracção integral, com o BMW 325i AllRad, modelo esse que permite à marca de Munique celebrar os 30 da sua tecnologia de tracção às quatro rodas que tem evoluído até aos dias de hoje. Já na altura a crítica destacou as melhorias dinâmicas deste modelo, especialmente no comportamento em curva e em condições meteorológicas adversas.
Nesta modelo, o sistema AllRad efectuava uma distribuição da força em 37% para o eixo dianteiro e 63% para o traseiro. O sucesso foi tal que a BMW decidiu actualizar o nome do modelo para 325iX, tendo em 1988 sido implementado na versão touring. Este sistema passou a estar disponível também no Série 5, a partir de 1991, com a chegada do 525iX, que tinha a particularidade de operar uma distribuição electrónica da potência.
Porém, esta tecnologia só ganhou destaque com o aparecimento dos primeiros SUV, como o X5 em 1999, e o X3 em 2003, que utilizaram, pela primeira vez, a designação xDrive. Mais tarde este sistema revelou poder ser utilizado em conjunto com motorizações híbridas, como foi o caso do Active Hybrid X5 em 2008 e do impressionante BMW i8 em 2014.