A mytaxi nasceu em Munique, criada por dois empreendedores, em 2009. Depois de consolidada em países da Europa central, Lisboa é a mais recente praça de táxis onde a aplicação assenta arraiais. Defendendo que é uma aplicação que quer ter os taxistas como parceiros e não apenas como alguém que trabalha para a app, a mytaxi quer distinguir-se pelos padrões do serviço.
Foi oficialmente lançada hoje, com o objectivo de transformar a mobilidade da cidade. De acordo com o CEO da mytaxi para Portugal e Espanha, Antonio Cantalapiedra, a ideia é fazer a transformação para que a cidade seja um lugar mais agradável. Por isso, a preocupação ambiental também é tida em conta: em vez de os taxistas percorrerem a cidade em busca de clientes, a aplicação coloca em contacto cliente e taxista, direccionando a viatura para onde for necessário.
Disponível para iOS, Android, Windows Phone e Blackberry, a aplicação é gratuita e já tem operação em cidades como Berlim, Madrid, Colónia, Barcerlona, Milão ou Cracóvia. Em 2014, a mytaxi passou a ser uma subsidiária do grupo Daimler AG – Mercedes que, de acordo com os responsáveis, é um dos factores-chave para a expansão internacional da empresa.
Vera Falcão é a City Manager da mytaxi em Lisboa e explica que a aplicação quer distinguir-se das outras apps de táxis pela sofisticação da app, pela qualidade do serviço, pela formação dada aos taxistas e pela possibilidade de avaliar o carro e o taxista, dados esses que depois são avaliados por uma equipa de monitorização.
Em Lisboa, a mytaxi encara os taxistas como embaixadores da cidade, ou não fossem eles as primeiras caras que os turistas vêem. Por isso, a empresa tem uma academia de formação, onde os taxistas podem aprender inglês e até mandarim. No caso de Madrid, a mytaxi tem inclusive uma parceria com a Samsung, para que os taxistas sejam mais tecnológicos e possam usar a app de uma forma mais eficiente.
A aplicação liga taxistas e passageiros através de geolocalização. Assim, é possível chamar um táxi que esteja na área, ver o percurso que é seguido e depois pagar através da aplicação, com Paypal, cartão de crédito ou multibanco. Ainda antes de chamar um táxi, é possível seleccionar quais as características pretendidas: se se quer pagar com multibanco, se é necessária uma carrinha de sete lugares, um carro ecológico ou até a possibilidade de usar o táxi como estafeta. No final da corrida, o passageiro tem também a oportunidade de avaliar o motorista e o carro, assim como deixar uma gorjeta de 5, 10 ou 15%, como uma forma de incentivar os motoristas a conseguir um melhor ranking. Outra característica da mytaxi é permitir escolher um motorista preferido.
Por agora, existem 80 carros a trabalhar com a mytaxi em Lisboa. De acordo com a empresa, a ideia é balancear a oferta e procura, com uma frota que actualmente consegue cobrir a cidade. Os preços são os habituais dentro da cidade de Lisboa, mas até dia 31 de Dezembro, a mytaxi assinala a chegada a Lisboa com um desconto de 50% no valor da corrida.
1 comentário
Os comentários estão fechado.
Gostei da matéria, algo que tem incrementado o nosso conhecimento, Gostaria de mais matéria como essa. Convido você a visualizar o meu site.