Depois da Alemanha e dos Estados Unidos, o Japão tornou-se no terceiro local de testes de engenharia da Bosch para o desenvolvimento de sistemas de assistência ao condutor e condução automatizada. O objectivo destes testes será o desenvolvimento do piloto automático, que permitirá a condução autónoma de carros em autoestradas e vias similares já em 2020.
“Porque as pessoas conduzem pelo lado esquerdo e pelas complexas condições de tráfego, o Japão dá-nos importantes contributos para o desenvolvimento deste tecnologia”, disse Dirk Hoheisel, membro do Conselho de Administração da Robert Bosch GmbH. Actualmente existem cerca de 2500 engenheiros da Bosch a trabalhar no desenvolvimento dos sistemas de assistência e da condução autónoma.
Tal como na Alemanha e nos Estados Unidos, a equipa de engenheiros da Bosch no Japão está a realizar testes com veículos de condução autónoma em vias públicas, nomeadamente vias rápidas junto às cidades de Tohoku e Tomei, nas imediações de Tochigi e Kanagawa, assim como nos circuitos da Bosch em Shiobara e Memanbetsu.
Desde o início de 2013 que a Bosch tem estado a realizar testes na autoestrada A81, na Alemanha, e na Interestadual 280 nos EUA. Segundo Hoheisel, “Os nossos engenheiros já fizeram mais de 10.000 quilómetros de testes de condução sem qualquer acidente”. Os veículos de testes da Bosch circulam no meio do tráfego, acelerando, travando e ultrapassando conforme as necessidades.
Segundo as Nações Unidas, 1,25 milhões de pessoas são mortas por ano em todo o mundo em acidentes de viação, sendo 90 por cento desses acidentes causados por erro humano. Através do aumento da automação na condução, a Bosch espera reduzir até um terço a taxa de acidentes só na Alemanha. Além da segurança, a automação poderá tornar a condução mais eficiente, existindo estudos que prevêm que nos EUA, a adopção de estratégias de condução preventiva em autoestrada permite uma economia de combustível de até 39 por cento.
Porém a Bosch espera que o estacionamento seja totalmente autónomo antes da condução totalmente automatizada. O auxiliar automático de estacionamento da Bosch já se encontra em produção, permitindo que o sistema possa manobrar o veículo em espaços de estacionamento através do Smartphone. Através de uma parceria com a Daimler, a Bosch espera que este sistema permita que os veículos procurem um lugar vago e estacionem, voltando ao ponto de partida onde o sistema foi activado.