Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Opel renova Mokka, ao oferecer-lhe um X

Lançado em 2012, o Mokka já ultrapassou a fasquia das 500 mil unidades produzidas, sendo um dos modelos mais populares neste segmento de mercado na Europa. Previsto para chegar durante o próximo mês de Outubro estará o seu sucessor, o novo Mokka X que será revelado em Março, durante o Salão Automóvel de Genebra. Este modelo, que estreia a designação X, que será aplicada em todos os modelos SUV e Crossover da marca, como forma de os distinguir face aos modelos mais convencionais.

O desenho da frente do novo Mokka X segue os traços mais recentes da filosofia de ‘design’ da Opel, nomeadamente no formato da grelha e na assinatura em forma de asa integrada nos faróis. As linhas e as superfícies são mais elegantes e existem agora menos aplicações de plástico. Atrás, os novos grupos ópticos voltam a interpretar a assinatura de ‘asa’, especialmente na opção com LED. No perfil, as linhas que dão volume aos flancos continuam a destacar-se, contribuindo para sublinhar o porte atlético.

O habitáculo foi redesenhado por completo. O tablier do Mokka X é totalmente novo, inspirado no do novo Astra. Tem uma aparência mais simples e é, simultaneamente, mais sofisticado e elegante. A consola central foi desenhada em torno do grande ecrã táctil de oito polegadas que comanda a mais recente geração de sistemas de informação e entretenimento da Opel. De imediato, salta à vista um ‘design’ mais purista, com menos teclas, já que boa parte dos comandos está agora acessível no ecrã táctil.

Optando pelo sistema de infoentretenimento mais evoluído IntelliLink, será possível tirar partido das novidades a nível de conectividade, com a integração dos serviços OnStar, bem como da integração e projecção de Smartphones através do Apple CarPlay e Android Auto. Em termos de equipamentos, destaque para a possibilidade de utilização dos faróis Adaptive Forward Lighting (AFL) em LED, uma evolução face aos anteriores AFL Bi-Xénon. Este novo sistema adapta os diferentes padrões de feixes luminosos às condições em que o automóvel está a ser utilizado, evitando o encandeamento dos outros utilizadores da via, usando um total de nove funções/padrões diferentes de luz para situações tão diversas como circulação em cidade, em estrada nacional e em autoestrada, para além de iluminação de curva e cruzamento, marcha-atrás e sinalização quando parado.

Este sistema tira partido da nova câmara dianteira OpelEye, com maior resolução e capacidade acrescida de processamento de imagens, com resultados determinantes na precisão de todas as funções que suporta, incluindo a comutação automática médios/máximos dos novos faróis AFL de LED. O Reconhecimento de Sinais de Trânsito foi apurado e inclui funcionalidades acrescidas graças à integração do sistema de navegação. O Indicador de Distância para o Veículo da Frente recorre à câmara para fazer uma leitura detalhada do tráfego, sendo os mesmos dados usados no sistema de Alerta de Colisão Dianteira Iminente, que usa luzes LED de alerta projectadas no para-brisas.

Em termos de motorização, o novo Mokka X contará com os préstimos da nova geração turbodiesel 1.6 CDTI, nas versões de 110 e 136cv, bem como ao novíssimo 1.4 Turbo com injecção directa, que estreou no Astra há poucos meses. Este bloco estará disponível em combinação com uma caixa automática de seis velocidades com Start/Stop, e tracção adaptativa às quatro rodas. Com 152 cv de potência e consumo médio de 6,6 l/100 (emissões de 154 g/km), o destaque recaí para o sistema de tracção integral que, graças a um diferencial multidisco com comando electromagnético, permite circular apenas com as rodas dianteiras em circulação normal e com piso seco, podendo o binário ser movido até 50% para o eixo traseiro sempre que o sistema sentir necessidade de melhorar a tracção.