Com a chegada do Discovery Sport, a Land Rover consegue assim eliminar da sua família de modelos o antigo Freelander, apresentando no Discovery Sport um modelo que prima pelo excelente conforto, comportamento dinâmico e eficácia, não só para quem vai ao volante como para qualquer ocupante, sem descurar as suas excepcionais qualidades de todo-o-terreno.
Baseado no chassis do Range Rover Evoque, este modelo recebe uma nova suspensão multibraços, como forma de comportar uma das grandes inovações deste modelo, o facto de permitir receber dois lugares adicionais na bagageira, para um total de sete lugares. Com um pouco mais de 4,5 metros de comprimento, este modelo tem como rivais directos o Audi Q5 e BMW X3, porém apresenta-se como uma proposta superior em termos de conforto e de capacidades off-road.
Mas isso não significa que a configuração da suspensão esteja tão preparada para o todo-o-terreno ao ponto de prejudicar o seu comportamento dinâmico em estrada, bem pelo contrário. Na realidade, e surpreendentemente, este SUV Compacto revelou um comportamento brilhante, especialmente no percurso realizado durante o teste, de Lisboa a Tavira, sempre por estradas nacionais, a passarem por localidades como Castro Verde, Almodôvar e a Serra do Caldeirão.
Nem mesmo em algumas estradas em obras ou com o piso em mau estado, o Discovery Sport nunca perdeu a sua compostura, tendo permitido aos restantes ocupantes dormir enquanto me diverti ao volante deste modelo. Numa fase inicial, este modelo esteve disponível apenas com a anterior motorização 2.2 TD4 de quatro cilindros diesel, proveniente do Freelander, com 150cv e acompanhado de uma caixa automática de nove velocidades, proveniente da ZF. Apesar de se tratar de uma motorização antiquada, daí o maior ruído de funcionamento e consumos algo elevados, demonstrou sempre ter uma enorme disponibilidade sempre que solicitada pelo condutor.
Em termos visuais, o novo Discovery Sport é claramente inspirado nos restantes modelos da gama, tendo a frente sido inspirada no Evoque, e a traseira inspirada no Range Rover Sport, o que o tornou no modelo mais elegante do segmento. No interior encontramos um ambiente muito espaçoso, tendo a segunda fila de bancos regulação longitudinal e de inclinação das costas, de forma a permitir dar espaço aos ocupantes da terceira fila, ou para a bagageira. Até mesmo a terceira fila consegue oferecer espaço para transportar adultos com algum conforto, embora só seja recomendável a realização de viagens longas nestes lugares por crianças.
Por vir equipado com a caixa automática da ZF, encontramos o nosso conhecido cilindro de regulação da caixa, que se enquadra muito bem nas linhas usadas no interior deste modelo, que transpira qualidade de construção, embora com um visual menos ostentoso que o Evoque, fruto da finalidade mais prática e aventureira deste modelo.
E já que falamos em aventura, que tal lhe revelar que este modelo pode contar com os préstimos do reconhecido sistema Terrain Response, que garante uma gestão perfeita do sistema de tracção integral sempre que desejar aventurar-se fora do asfalto das nossas estradas. Se a isso juntarmos as excelentes qualidades no desenho do veículo, como os bons ângulos de ataque, saída e vau, bem como a elevada altura ao solo (212mm) e passagem de vau de 600mm, poderá encontrar aqui um excelente veículo que não tem medo em “arregaçar as mangas” para se sujar, sempre que precisar.
[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]
Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em Linha | Velocidade Máxima | 180 km/h |
Capacidade | 2179 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 10,3 s |
Potência | 150 cv (3500 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 400 Nm (1750 rpm) | Cidade (anunciado) | 7,4 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 5,7 | |
Tracção | Integral | Média (anunciada) | 6,3 |
Caixa | Automática de nove velocidades | Emissões Co2 | 164 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 4589 / 1724 / 2069 mm | Valor base | €48 112 |
Peso | 1863 Kg | Valor viatura testada | €70 860 |
Bagageira | 541 – 1698 litros | I.U.C. | €250.61 |
[/toggle] [/toggles]
[wonderplugin_slider id=”2″]