Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Peugeot revela Concept 208 HYbrid Air 2L

A questão das emissões é um assunto que tem vindo a ter um peso cada vez mais relevante nos países europeus, sendo o governo Francês um dos que tem realizado maior empenho em incentivar os seus construtores a reduzirem os valores médios de emissões para níveis inferiores aos permitidos pela comunidade europeia. O mais recente desafio lançado pelo governo propôs aos fabricantes conseguirem desenvolver um modelo de produção que garanta um consumo médio de 2,0 litros por cada 100 km, e o Concept 208 HYbrid Air 2L é a proposta revelada pela Peugeot, que o apresentará oficialmente durante o Salão Automóvel de Paris.

Recorrendo ao projecto 208 HYbrid FE, anteriormente desvendado em Genebra, a Peugeot recorreu a uma estrutura em alumínio, que lhe permitiu reduzir em 100kg o peso total do veículo, face ao modelo de estrada, mesmo recorrendo ao sistema de ar comprimido, que funcionará em conjunto com o motor 1.2 PureTech de 82cv. Este sistema permitirá deslocar a viatura apenas com o motor de combustão, com o sistema de ar comprimido ou ambos, sendo possível de atingir os 2,0 litros neste último modo.

Além desta solução, a Peugeot apresentou novos motores e a terceira geração da caixa de velocidades ET6. Os novos motores são o PureTech 1.2 de 110 e 130cv, PureTech 1.6THP de 165cv para os adeptos da gasolina, e o 1.6 BlueHDi de 120cv que passa a contar com sistema Start&Stop para reduzir os consumos de forma significativa. Com a introdução destas novas motorizações, a Peugeot consegue assim reduzir o valor médio de emissões de toda a sua gama para as 111,2g/km.

1_2LPureTech_1408TECH001bis_BX