Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

4 Dicas Para Uma Viagem de Carro Sem Preocupações

Já escolheu o destino das férias, atestou o carro e planeou o itinerário. Está quase pronto para uma viagem em família, mas anote estas dicas para garantir zero preocupações.

Seja primavera, verão ou inverno, umas férias vêm sempre a calhar. E isso nem sempre significa passar pela azáfama do aeroporto e dos destinos mais concorridos.

Se há coisa de que os portugueses sempre foram fãs são viagens de automóvel, com a família ou amigos, pelo nosso país ou pelas nações vizinhas. E a pandemia de COVID-19 e a necessidade de precaver o futuro apostando na poupança só veio aumentar ainda mais esta paixão.

No entanto, independentemente de ser uma viagem menos complicada, não deixa de ser necessário algum planeamento. Há cuidados a ter em conta e que não devem ser esquecidos, de modo a garantir umas férias livres de stress e complicações.

Se já está a pensar na próxima viagem ao volante do seu automóvel, então fique a conhecer as dicas que garantem um descanso total.

Como ter as férias perfeitas?

Faça as malas e comece já a pensar em todos os locais que quer visitar, porque se seguir estes conselhos terá umas férias perfeitas.

Garanta o bom estado do carro

Além de atestar o depósito de combustível, é crucial garantir que o carro está em perfeitas condições para uma viagem segura.

Faça um check-up geral através de uma revisão, por exemplo. Deverá assegurar-se de que a pressão dos pneus é a adequada e que tudo no carro está a funcionar corretamente. Faróis calibrados, luzes funcionais e travão em perfeito estado deverão ser prioridades.

Não se esqueça dos seguros

Talvez não lhe tenha ocorrido, mas uma viagem de carro não implica apenas o seguro associado ao automóvel. Afinal, azares acontecem e é importante que todos os viajantes estejam protegidos.

Além dos habituais seguros de viagem, cujas coberturas deve analisar atentamente para perceber se sou ou não as melhores para si, é importante ter em conta os seguros de saúde. Isto porque em caso de doença ou acidente, como uma queda, por exemplo, poderá precisar de consultar um médico e convém evitar problemas.

Na eventualidade de se deslocar para fora do país, é boa ideia obter o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). Trata-se de um documento individual que garante a prestação de cuidados de saúde clinicamente necessários aquando da estadia num país Estado-Membro da União Europeia.

Planeie o itinerário e aponte contatos importantes

Independentemente de se tratar de uma viagem nacional ou ao estrangeiro, é prudente e prático fazer um itinerário previamente. Desta forma, terá um plano de viagem delineado e os seus dias serão mais organizados.

Adicionalmente, é importante apontar contatos de emergência, localização de hospitais e moradas de embaixadas e consulados, caso se desloque ao estrangeiro.

Avalie e programe gastos

O ponto anterior traz-nos a este. Depois de escolher o destino e planear o seu itinerário, é importante fazer uma avaliação dos gastos planeados. Faça contas ao que vai gastar em alimentação, estadias e combustível para programas os seus gastos.

Tal como acontece com qualquer outra viagem, também numas férias sob 4 rodas os gastos podem dar um golpe no orçamento familiar, mesmo que menor. Para evitar mexer nas suas poupanças e não ter de fazer um investimento avultado logo de imediato, poderá ponderar pedir um crédito pessoal online.

Por ser online, este financiamento é mais célere e simples, pelo que não obriga a colocar o planeamento das férias em pausa. Poderá utilizar o crédito pessoal para os gastos com estadias, alimentação, excursões e outros encargos necessários.