Secções

Notícias

Ensaios

Desporto

Toyota apresenta oficialmente Yaris WRC

A Toyota Gazoo Racing apresentou oficialmente o programa que marca o regresso do fabricante japonês ao Mundial de Ralis. Aproveitando os novos regulamentos técnicos, que permitem tornar os carros mais potentes e rápidos, a Toyota apresentou o novo Yaris WRC, que será conduzido por dois experientes pilotos, os finlandeses Jari-Matti Latvala, com o seu navegador Mikka Anttila, e Juho Hänninen, com o seu navegador Kaj Lindström.

toyota-yaris-wrc_02

O Yaris WRC conta com um motor de quatro cilindros em linha turbo, com injecção directa de 1600 centímetros cúbicos, que debita 380 cavalos de potência e 425 Nm de binário máximo. Este motor será acompanhado de uma caixa automática de seis velocidades com comandos hidráulicos, ao qual se junta um sistema de tracção integral permanente com três diferenciais (dois mecânicos e um activo central). Com um peso total de 1190 quilogramas, com pilotos incluídos, este Yaris WRC terá uma velocidade máxima de 201 km/h, limitada pelo rácio das mudanças da caixa de velocidades.

toyota-yaris-wrc_03

O desenvolvimento deste veículo esteve a cargo de uma equipa de engenheiros experientes, como Tow Fowler, Simon Carrier e Mikko Ruoho, mas será Tommi Mäkinen quem irá comandar a equipa Toyota Gazoo Racing no terreno. Apesar de estar agradado com o desenvolvimento do carro, reconhece que ainda existe muito por explorar, tendo em conta todas as possibilidades que o regulamento irá permitir. Nem Akio Toyoda, presidente da Toyota, resistiu aos encantos do novo Yaris WRC, tendo andado no carro, ao lado de Mäkinen, e ficado confiante pela reacção da cara do tetracampeão do mundo de ralis.

toyota-yaris-wrc_04