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Opel Astra Sports Tourer 1.6 CDTI Innovation – Soluções premium mais acessíveis

por em 27 Maio, 2016
 

Conquistados que estão dois dos trofeus mais desejados do mercado, o de Carro do Ano em Portugal e na Europa, apesar de não ter experimentado os modelos rivais, não me permitindo fazer uma comparação directa, não me espanta que o Opel Astra tenha conquistado ambos os júris.

Esta afirmação é feita após a Opel me ter colocado nas mãos a nova carrinha, Sports Tourer, na versão que irá registar maior procura no nosso mercado, a 1.6 CDTI de 110cv Innovation, que é como quem diz, o melhor possível, com praticamente todos os extras que a marca tem para oferecer.

E quando me refiro a extras, refiro-me a soluções que estamos habituados a encontrar nos topos de gama de marcas premium, como a BMW e Mercedes-Benz, e que normalmente levam a que o veículo atinja um custo extremamente elevado, mantendo o comprador comum longe de opções muito agradáveis, como os bancos aquecidos, ventilados e com massagem, ou até mesmo uma tomada USB ou um sistema de infoentretenimento completo, com suporte às mais recentes tecnologias, algo que ainda é raro neste segmento.

Mas antes de falar sobre o conforto, tenho que referir a agradável condução proporcionada, mesmo para um veículo destas dimensões. Digo isto por estar habituada a automóveis mais compactos, como o Ford Fiesta que possuo, mas a Astra Sports Tourer revelou estar à altura do desafio, mesmo em algumas ruas em bairros históricos da cidade.

Em estrada, o comportamento foi igualmente previsível e muito equilibrado, tanto em ritmos elevados como em percursos mais sinuosos, tendo revelado sempre uma estabilidade surpreendente, com o bloco CDTI a demonstrar sempre uma resposta pronta quando solicitado, excepto em situações de baixo regime, como no pára-arranca em cidade, onde revelou alguma hesitação no arranque.

Durante a apresentação nacional, os responsáveis da marca anunciaram a utilização de um sistema que permite a realização de uma travagem de forma autónoma quando circulamos até aos 60km/h, algo que, confesso, não tive coragem de experimentar. Por outro lado, outro dos elementos de destaque, o serviço OnStar representa uma vantagem cómoda e até engraçada, mas acredito que os mais “tímidos” possam sentir alguma relutância em experimentar, já que temos do outro lado uma pessoa real para nos ajudar, e não um computador. O que é bom sinal.

O sistema de infoentretenimento é, tal como no Astra de cinco portas, muito bom, embora tenha sentido alguns problemas com o emparelhamento com um iPhone 6, tendo a ligação Bluetooth por vezes deixado de funcionar, obrigando a desligar e voltar a ligar a viatura. É certo que esta poderá ser uma situação pontual, visto que este sistema já foi mais do que experimentado pelo meu colega com inúmeros terminais Android. E já que falo em dispositivos móveis, a integração do sistema Apple CarPlay (experimentado) e Android Auto é uma excelente mais-valia que merece ser referida.

Face à geração anterior, o interior desta Astra é bem mais elegante, não existindo o típico exagero de botões que encontramos em alguns modelos rivais, existindo pormenores especialmente práticos, como a base para o Smartphone, que permite aceder ao mesmo de forma rápida. Adorei o pormenor do Astra apitar para avisar quando me esqueço do Smartphone no interior, ou das chaves. Quando tiver a chaves na mão (ou no bolso), a Astra tranca-se sozinha assim que se afastar, evitando aqueles esquecimentos que por vezes ocorrem.

Voltando ao interior, este revelou ter mais espaço que as versões anteriores, como a altura, que aumentou tanto para os lugares à frente como atrás. Os novos bancos representam uma poupança de 10kg, o que ajudou à nova Astra Sports Tourer ser, no mínimo, 110kg mais leve que a versão equivalente da anterior geração, podendo esse valor chegar aos 190kg.

O conforto dos novos bancos é inegável, em qualquer um dos cinco lugares desta carrinha, sendo esse conforto reforçado pela óptima insonorização, sendo este apenas prejudicado pela resposta (ainda) algo seca em pisos mais degradados, visto a configuração da suspensão estar destinada a privilegiar o comportamento dinâmico.
A bagageira também ganhou espaço, recebendo 80 litros adicionais face à anterior geração, com a vantagem de ser possível recorrer ao sistema Flex Organizer, que permite atribuir uma maior versatilidade no transporte de objectos.

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Não esquecendo os animais de estimação, a Opel criou uma rede própria, logo atrás dos bancos traseiros, e uma base de borracha que é fácil de destacar e limpar, evitando encher o piso alcatifado da bagageira de pelos e outras sujidades. O sistema de abertura automático do portão traseiro revelou ser um auxiliar perfeito quando se tem as mãos ocupadas, bastando passar o pé por debaixo do para-choques traseiro da carrinha para que esta abra automaticamente.

Motor Prestações
Tipo Quatro cilindros em Linha Velocidade Máxima 195 km/h
Capacidade 1598 cc Aceleração (0-100 km/h) 11,4 s
Potência 110 cv (3500 rpm) Consumos (litros/100 km)
Binário 300 Nm (1750 rpm) Cidade (anunciado) 4,0
Transmissão Estrada (anunciado) 3,3
Tracção Dianteira Média (anunciada) 3,6
Caixa Manual de seis velocidades Emissões Co2 95 g/km
Chassis Preço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) 4702 / 1510 / 1871 mm Valor base €25 850
Peso 1403 Kg Valor viatura testada €31 145
Bagageira 540 – 1630 litros I.U.C. €142.12
Detalhes
 
Marca
Combustível
Positivos

- Ergonomia e funcionalidades dos bancos
- Motor eficaz
- Sistemas de auxílio à condução

Negativos

- Suspensão em pisos degradados

Pontuação Motor+
 
Design
7.0

 
Interior
9.0

 
Desempenho
7.5

 
Consumos
8.0

 
Equipamento
9.0

 
Preço
8.0

Pontuação Final
8.1

Vote
Pontuação do Leitor
 
Design
7.0

 
Interior
6.8

 
Desempenho
7.6

 
Consumos
6.0

 
Equipamento
9.8

 
Preço
7.5

Pontuação do Leitor
5pontuações
7.5

Acabou de pontuar

Resumo
 

No final, por menos de 30 mil euros, temos direito a uma carrinha familiar com um design interessante (ainda que pouco inventivo e sem grandes evoluções em relação ao modelo anterior) e o conforto e soluções habitualmente encontradas em modelos de segmento premium mais inacessíveis. Soluções como os bancos aquecidos ou a massagem são funções que podem fazer a diferença para um modelo deste segmento.

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