O gigantesco Boeing 747 “Jumbo Jet” acaba de atingir a marca histórica de 1500 unidades entregues, tendo a ultima unidade, um 747-800 Intercontinental, sido entregue à Lufthansa, que conta já 14 unidades de um total de 19 encomendadas.
Com entrada ao serviço a 22 de Janeiro de 1970, o Boeing 747 iria transformar para sempre a indústria aeronáutica, ao oferecer tecnologias inovadoras como o uso de quatro turbo-reactores, configuração de dois pisos e fuselagem larga (wide-body), o que lhe permitia oferecer o custo por lugar mais reduzido do mercado, desde que estivesse totalmente ocupado. Embora a crise do petróleo no inicio da década de 70 tenha prejudicado as vendas, o 747 rapidamente conquistou as principais transportadoras por oferecer maior segurança que os bi-reactores da época em viagens intercontinentais.
Desde então foram lançadas diversas versões e configurações, como o 747-100SR, 747-100B, 747-200, 747-SP, 747-300, 747-400 e o actual 747-800 Intercontinental. Existiram outras variantes, como o 747 LCF Dreamlifter, uma versão para transporte de cargas de grandes dimensões, o Air Force One que tem sido utilizado como o avião oficial do Presidente dos EUA, e o Shuttle Carrier, para transporte do vaivém espacial da Nasa.
Actualmente o 747-800 representa um avanço tremendo face aos modelos anteriores ao usar tecnologias utilizadas no 787, como o uso a novos compostos e reactores que lhe permitem ser mais leve, mais económico e mais amigo do ambiente, mesmo face a modelos de referência como o Airbus A380. A Lufthansa, que foi uma das primeiras transportadoras a encomendarem o 747 original, continua a apostar no desenvolvimento desde modelo, tendo sido a primeira a encomendar o novo 747-800, e em maior número.
Para celebrar esta importante marca, a Boeing atribuiu um logótipo especial dos 1500 747 entregues, tendo este sido utilizado pelo modelo entregue ontem à Lufthansa.
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