Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Peugeot 208 GTi comemora 30 anos do 205 GTi

Por ocasião do Festival de Velocidade de Goodwood a Peugeot levantou o véu sobre a edição comemorativa dos 30 anos do 205 GTi, o 208 GTi 30th, que reinterpreta o icónico modelo francês, dando-lhe um toque mais radical, pela mão da Peugeot Sport, que recentemente havia sido já responsável pelo RCZ R.

Face ao 208 que lhe serve de base, esta nova proposta é 10 mm mais baixa e viu as vias serem alargadas em 22 mm na frente e em 16 mm na traseira, o que, em conjunto com os pneus de maiores dimensões denotam bem a sua postura mais orientação desportiva.

Pintado em preto e vermelho, os cromados mantiveram-se do 208 GTi “normal”, mas foram acentuados por elementos em preto mate no anel que circunda a grelha, em redor dos faróis de nevoeiro, nas coberturas dos espelhos, nas embaladeiras e nos alargamentos das cavas de rodas, onde pontuam jantes de 18 polegadas, também elas em preto mate, que contrastam com as pinças dos travões, em vermelho e específicas desta edição especial, com assinatura Peugeot Sport. Também específicos desta edição são a assinatura que homenageia o 205 GTi e o logótipo desportivo “208 GTi 30th”, que surge nos pilares traseiros. Nesta zona, merece ainda destaque a dupla saída de escape cromada.

208GTi30th_1406STYP002Por dentro, os acabamentos são em preto brilhante e utilizam Alcântara preto com costuras vermelhas. Destaque ainda para a placa numerada “208 GTi 30th” que cada modelo ostentará, colocada acima da luz de cortesia.

Quando chegar ao mercado, em Novembro deste ano, após apresentação no Salão de Paris, debaixo do motor estará o 1.6 THP normalmente utilizado pelo 208 GTi, que nesta edição especial vê a sua potência aumentar para os 208 cv e o binário para os 300 Nm. Para reduzir os consumos e cumprir com as normas ambientais Euro6, o sistema Stop & Start faz parte do grupo proppulsor, tal como a caixa manual de seis relações e o diferencial autoblocante Torsen, ambos provenientes do RCZ R. Para uma maior alegria ao volante, a Peugeot recalibrou os sistemas de controlo de tracção e estabilidade. Com todos estes argumentos, o 208 GTi 30th acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos e emite 125 g/km de CO2. Consumos? A marca de Sochaux não revelou…