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Porsche renova Cayenne

A Porsche acaba de anunciar a chegada de3 um facelift ao Cayenne, que deverá estar disponível nos concessionários lusos a partir do próximo mês de Outubro e que traz consigo uma maior eficiência, design mais acutilante e mais equipamento de série.

Doze anos após ter visto a luz pela primeira vez, o Cayenne mantém-se como um dos modelos mais bem-sucedidos da Porsche, com perto de 600 mil unidades já produzidas. Esta renovação do Cayenne será apresentada mundialmente no próximo Salão de Paris e estará disponível nas variantes Diesel, S, S Diesel, Turbo e S E-Hybrid (que substitui o S Hybrid). O novo design assemelha-se ao compacto Macan e ostenta linhas precisas e contornos refractem a luz. A frente foi totalmente renovada e apresenta novos pára-choques e capot. Na grelha, ddestaque para as aletas, que potenciam a refrigeração e lhe dão um ar mais desportivo. Na traseira, também ela redesenhada, o destaque é o efeito tridimensional dos grupos ópticos e a harmoniosa integração do local da matricula, do puxador do portão da bagageira (com abertura automática de série) e das luzes no conjunto, assim como as novas saídas de escape. No inteiror as mudanças foram menores, merecendo nota o novo volante multifunções com patilhas de série, baseado no do 918 Spyder.

A estrela maior desta nova geração será o S E-Hybrid, cuja potência do motor eléctrico passou dos 47 para os 95 cv e a bateria de iões de lítio que o alimenta confere a este Cayenne uma autonomia em modo 100% eléctrico de entre 18 e 36 km, dependendo, claro, do tipo de condução efectuado. Ajudado por um motor 3.0 V6 turbo de 333 cv, o grupo propulsor oferece 416 cv e 590 Nm. Os 0-100 km/h cumprem-se em 5,9 segundos e a velocidade máxima atinge-se aos 243 km/h (123 km/h em modo eléctrico).

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Em estreia estará também o motor de 3,6 litros V6 bi-turbo do Cayenne S, que concorre para o esforço de maior eficiência energética deste modelo alemão, do mesmo modo que o renovado sistema Auto Stop/Start Plus e as entradas de ar activas, que abrem ou fecham de acordo com as necessidades de arrefecimento, melhorando a aerodinâmica quando estão fechadas.

Este 3.6 V6 bi-turbo apresenta um consumo de 7,9 l/ 100 km – cerca de 1,0 l/100 km menos do que o anterior V8 – a que equivalem emissões de CO2 de 223 g/km. A potência máxima é de 420 cv (mais 20 cv) e o binário é de 550 Nm, um aumento de 50 Nm face ao antigo motor. Com estes atributos, e ajudado pela caixa de velocidades Tiptronic S de oito relações, o Cayenne S acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,5 segundos (5,4 com o opcional pacote Sport Chrono), sendo cerca de 0,4 segundos mais rápido que o seu antecessor, a caminho dos 260 km/h, a sua velocidade máxima.

As variantes Diesel mantêm o mote na eficiência. O novo Cayenne Diesel, equipado com o motor 3.0 V6, oferece 262 cv e anuncia um consumo médio de entre 6,6 e 6,8 l/100 km, a que correspondem 173-179 g/km de emissões de CO2. Cumprindo já as normas de emissões EU6, acelera dos zero aos 100 km/h em 7,3 segundos e atinge a velocidade máxima aos 221 km/h. O 4.2 V8 do Cayenne S Diesel põe debaixo do pé direito do condutor 385 cv e 850 Nm. Os 0-100 km/h cumprem-se em 5,4 segundose os 252 km/h são o máximo alcançável, com os consumos médios a cifrarem-se nos 8,0 l/100 km, a que correspondem emissões de CO2 de 209 g/km.

Quando chegarem ao mercado luso, o renovado Cayenne será proposto entre os €91 781 do S E-Hybrid e os €172 786 do Cayenne Turbo. Pelo meio, o Cayenne Diesel será proposto por €92 093, o Cayenne S por €116 269 e o S Diesel por €123 320.

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