Foi durante a 36ª edição do Simpósio de motores de Viena que a Volkswagen anunciou um conjunto de novos motores que farão parte da vasta oferta de modelos do grupo Volkwagen. Apresentada pelo Dr. Heinz-Jakob Neußer, responsável pelo departamento de desenvolvimento de motores do grupo Volkswagen, o destaque coube às novas motorizações diesel compatíveis com a norma Euro6 para modelos comerciais ligeiros, novos processos de fabrico de motores (através de cortes a laser) e novas motorizações TSI a gasolina de alto desempenho.
Começando pelo gigantesco W12 6.0 TSI, este bloco foi criado para ser utilizado em alguns modelos topo de gama do grupo, como alguns Audi e Bentley. Equipado com inúmeras tecnologias provenientes das várias marcas do grupo, este W12 TSI conta com o sistema de injecção directa da Audi FSI, em conjunto com o sistema de injecção multiponto da Bentley TMPI, bem como sistema Start&Stop, desactivação de cilindros, amortecimento adaptativo e um circuito de óleo adaptado para uso em todo o terreno, revelando assim a possibilidade de este motor vir a equipar o futuro SUV da Bentley, o Bentayga.
Outro motor que esteve em destaque foi o novo 1.0 TSI de 272cv e 270Nm de binário, valores impressionantes para um pequeno motor de três cilindros, só possível graças ao uso de dois turbos, um tradicional e um adicional eléctrico, apelidado de e-booster, revelando assim o enorme potencial que os novos motores de combustão ainda dispõem por revelar, segundo Heinz-Jakob.