Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Novo Audi A4 conquista 5 estrelas nos testes Euro NCAP

Dynamic photo, Colour: in crystal effect paint finish Ara Blue

A nova geração do Audi A4 encontra-se entre os veículos mais seguros da sua categoria, ao conquistar a pontuação máxima de cinco estrelas nos exigentes testes de segurança da agência europeia Euro NCAP, nos testes para adultos e para crianças, bem como na protecção dos peões.

O modelo recebeu, também, o prémio “Euro NCAP Advanced” para os sistemas Multicollision Brake Assist e para o Audi Pre Sense Basic. O opcional “Audi Pre Sense Basic” destina-se a medidas de protecção preventivas para os ocupantes em situações de perigo, como o aumento da tensão nos cintos de segurança e o fecho das janelas e do tecto de abrir. Já o sistema Multicollision Brake Assist (de série) evita o descontrolo do veículo ao travá-lo após o primeiro embate evitando, assim, novos embates consequentes.

A Audi também assegurou o valor máximo em segurança integral, com parâmetros acima das medidas avaliadas por esta entidade. Um sistema de segurança central, de série no A4 é o Audi Pre Sense City, um sistema de alerta e de travagem de emergência predictiva para a prevenção de acidentes e para a protecção dos peões. A uma velocidade até 85 km/h, o sistema “observa” a estrada em relação aos outros utilizadores, alertando o condutor para uma iminente colisão em diferentes níveis: aviso, travagem de aviso e travagem de emergência automática.

Outros novos sistemas de assistência permitem ao Audi A4 ser ainda mais seguro ao circular. De série são oferecidos o sensor de estacionamento traseiro, cruise control, limitador de velocidade regulável, sistema de detecção de fadiga do condutor e o sistema de segurança Audi Pre Sense City. Como complemento, o novo A4 pode ser equipado com o Assistente anti-colisão, o Assistente de viragem e o Assistente de saída. O Assistente anti-colisão ajuda o condutor a contornar um obstáculo e assim evitar um acidente, o Assistente de viragem monitoriza o trânsito em sentido contrário em cruzamentos para a esquerda a baixa velocidade. Em situações de perigo, o sistema trava o A4 até à sua imobilização, se necessário, para evitar a viragem e o embate frontal. Com o Assistente de saída, os LED no interior das portas acendem na cor vermelho para avisar os passageiros da proximidade de uma bicicleta ou outro veículo em movimento, antes de abrirem totalmente as portas.