Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Walter de Silva de saída do Grupo Volkswagen

Walter Maria de Silva, de 64 anos, tem sido um dos mais influentes designers da indústria automóvel nos últimos anos, tendo assumido em Fevereiro de 2007 a responsabilidade no desenvolvimento de todos os veículos de passageiros dentro do grupo Volkswagen. Nascido a 27 de Fevereiro de 1951, em Lecco (Itália), Walter de Silva começou a sua carreira profissional em Turim, no Fiat Design Centre, em 1972, tendo de seguida iniciado actividade no Estúdio R. Bonetto, em Milão em 1975.

Entre os anos de 1979 e 1986, Walter de Silva foi o responsável máximo pela divisão de Industrial Design e Automóveis no Instituto Idea em Turim. Após uns curtos trabalhos realizados no estúdio Trussardi Design Milano, Walter de Silva mudou-se para a Alfa Romeo, em 1986, onde iria assumir o cargo de responsável de design da marca, tendo desenvolvido uma nova filosofia no design dos modelos da marca com o lançamento do Alfa Romeo 156 (1997).

Em 1998 assume o cargo de designer-chefe do Seat Design Center, tendo mais tarde assumido a mesma posição no grupo Audi, que incluí a Audi, Lamborghini e Seat, em 2002, onde foi o responsável pelo design da sexta geração do Audi A6. Em 2007 assume a posição de responsável máximo de Design do Grupo Volkswagen, tendo diversos modelos do grupo sido frutos da sua influência, como a sexta e sétima geração do VW Golf, o VW Polo, Up!, Audi R8 e Audi A5, sendo este último considerado por si como o automóvel mais belo alguma vez desenhado.

Walter de Silva recebei numerosos prémios de design ao longo da sua carreira, como o “Compasso d’Oro”, um dos prémios de design mais prestigiantes em Itália, em 2011. Além da saída do Grupo Volkswagen, Walter de Silva deixará o cargo de Presidente da Italdesign Guigiaro, mas manterá uma ligação com o grupo Alemão enquanto consultor. Segundo o jornal económico alemão Handelsblatt, a saída de De Silva deve-se ao corte de 100 milhões de euros por ano no orçamento do departamento de design da marca alemã.