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Air France despede-se do Boeing 747

A Air France anunciou que irá deixar de usar o Boeing 747-400, substituindo-o pelo novo Boeing 777-300ER, que embora ofereça uma menor capacidade de transporte, é capaz de reduzir significativamente os custos de operação e manutenção. A Air France foi uma das primeiras companhias aéreas a usar o Boeing 747, conhecido na altura como Jumbo, tendo usado a sua principal rota, Paris – Nova Iorque, para o uso do Boeing 747, que teve início a 3 de Junho de 1970.

Foram mais de quatro décadas em que o 747 se tornou na principal aeronave de longo curso da Air France, tendo a companhia aérea francesa utilizado um total de 52 aeronaves, nas diversas variantes que existiram, incluindo os modelos de carga. A excepção ficou por conta do 747SP (mais curto e com maior alcance que o 747-100) e 747-8 Intercontinental (variante mais recente e com maior capacidade da família 747), tendo o último 747 recebido pela companhia sido a versão 747-400, em 2003.

A razão pelo desaparecimento do 747 deve-se ao uso do Airbus A380 como a sua aeronave principal de grande porte, existindo actualmente 10 em funcionamento, estando ainda duas novas encomendadas para reforçar a actual frota. O último voo do Air France 747-400 ocorrerá a 11 de Janeiro, com uma viagem que ligará a Cidade do México a Paris. O F-GITI deverá pousar na capital francesa às 13:30 (hora local), estando prevista uma viagem adicional de despedida sobre a França, agendada para o dia 14 de Janeiro, onde o F-GITI irá descolar do aeroporto de Charles de Gaulle (CDG) e sobrevoar, durante duas horas, sobre locais históricos em França.

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