Os novos Renault Mégane e Talisman obtiveram as 5 estrelas nos testes de segurança passiva efectuados pelo organismo independente Euro NCAP, juntando-se assim às restantes revelações da Renault em 2015, a Espace e Kadjar, que também obtiveram a classificação máxima de 5 estrelas em matéria de segurança. Ambos os modelos, que partilham a plataforma CMF C/D (Common Module Family – C & D Segment), dispõem do reforço da segurança dado pelos vários dispositivos de ajuda à condução, que permitem ao condutor concentrar-se exclusivamente na condução.
Através da plataforma CMF C/D, foi possível integrar vários elementos, como as longarinas, as saias e as travessas (nomeadamente entre o compartimento do motor e o habitáculo) em aço de muito elevada elasticidade, onde cada milímetro quadrado pode resistir a uma pressão de 120kg. Existem ainda dispositivos de retenção de última geração, como os airbags frontais adaptativos com dois geradores, que adaptam o enchimento em função da natureza do choque e da posição do ocupante.
Por sua vez, os cintos de segurança estão equipados com pré-tensores com limitador de esforço adaptativo, que ajustam o esforço de retenção à severidade do choque e à estatura dos ocupantes. No caso de uma colisão lateral, os ocupantes dos bancos dianteiros estão duplamente protegidos com dois airbags laterais da última geração, bem como por dois airbags de cortina. Entre o vasto número de dispositivos de ajuda à condução nos novos Mégane e Talisman, destacam-se os seguintes dispositivos:
Para prevenir
– Regulador adaptativo que ajusta, automaticamente, a velocidade do automóvel, de forma a conservar uma distância suficiente para o veículo que o precede
– Travagem activa de urgência que avisa o condutor da necessidade de travar para evitar um impacto e que trava, automaticamente, em situação de urgência
Para alertar
– Alerta (visual e sonoro) de transposição de via
– Alerta de distância de segurança que ajuda o condutor a respeitar a distância para o veículo que o precede
– Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento da sinalização que permite, também, registar no regulador a velocidade lida pelo sistema nos painéis de sinalização
– Avisador de ângulo morto que previne, visualmente, o condutor da presença de um veículo no ângulo morto de um dos dois retrovisores
Para simplificar a vida do condutor
– Afixação em head up display a cores das informações de ajuda à condução, como a velocidade e as indicações de navegação
– Comutação automática dos faróis médios/máximos (e vice-versa) sem intervenção do condutor
– Ajudas ao estacionamento tais como o Easy Park Assist, ajuda ao estacionamento (dianteiro, traseiro e lateral) e câmara de marcha-atrás