Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Fábrica da Nissan em Sunderland vai produzir próxima geração de baterias para VE

A Nissan anunciou hoje um voto de confiança à construção europeia ao atribuir a produção das baterias para a futura geração de veículos eléctricos (VE) Nissan às instalações de fabrico da empresa em Sunderland, no Reino Unido. Representando um investimento de 26,5 milhões de libras (35 milhões de euros), este compromisso salvaguardará 300 postos de trabalho altamente qualificados no que toca ao fabrico, manutenção e concepção na avançada fábrica de baterias de iões de lítio da Nissan em Sunderland, a maior do seu tipo na Europa.

Esta fábrica é um dos três locais de produção global de baterias da Nissan e fornece módulos de bateria para o totalmente eléctrico Nissan LEAF e o furgão eléctrico e-NV200, que é fabricado nas instalações da Nissan em Barcelona, Espanha. Sendo já os líderes globais em veículos eléctricos com mais de 200.000 Nissan LEAF a percorrer as estradas do mundo inteiro e cobrindo um total de mais de 3 biliões de quilómetros eléctricos, o anúncio de hoje representa mais um passo à medida que a Nissan reafirma o seu compromisso com um futuro 100% eléctrico.

Apenas em 2015, a Nissan vendeu 43.651 veículos LEAF a nível mundial, 15.630 dos quais na Europa. Paul Willcox, Presidente da Nissan Europa, disse: “O Nissan LEAF transformou o desempenho e a percepção dos veículos eléctricos e fez da Nissan o líder incontestável na tecnologia de veículos eléctricos. O anúncio de hoje reflecte a intenção da Nissan em permanecer como líder em veículos eléctricos durante muitos anos, com as nossas operações europeias no centro das nossas futuras inovações”.

Desde o início da produção de veículos elétricos em Sunderland em 2013 impulsionado por um investimento de 420 milhões de libras, a fábrica de baterias assim como a produção de veículos LEAF da Nissan suportaram mais de 2.000 postos de trabalho na Nissan e dentro da cadeia de fornecimento.

Paul Willcox acrescentou: “A Nissan alcançou níveis de qualidade sem precedentes desde o lançamento do fabrico de baterias em Sunderland e o assegurar desta crucial produção futura é um testemunho ao nosso sucesso. Esta notícia coincide com o lançamento do Nissan LEAF com autonomia de 250 km. Agora na sua terceira geração, o LEAF continua a avançar à medida que concretizamos a nossa visão de mobilidade eléctrica.”

O anúncio chega no início de um ano marcante no qual a Nissan celebrará o 30.º aniversário da sua fábrica de Sunderland (atualmente a maior fábrica na história da indústria automóvel do Reino Unido) e o 10.º aniversário da sua fábrica de São Petersburgo na Rússia. As instalações de São Petersburgo celebraram a produção do seu veículo n.º 200.000 em 2015, tornando-a na fábrica com o crescimento mais rápido da Rússia.