No final do ano passado, a região de Lisboa foi novamente o palco escolhido para mais uma marca realizar a apresentação internacional de um novo modelo. Desta vez coube à Lexus apresentar a quarta geração do seu SUV Premium topo de gama, o Lexus RX. Apesar de em Portugal este modelo não ter um impacto muito elevado, tendo pouco mais de 300 unidades vendidas até então, o Lexus RX é o modelo da Lexus mais bem sucedido da marca, com mais de 2,2 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, e mais de 200 mil unidades vendidas na Europa.
Segundo a Lexus, três em cada 10 Lexus vendidos em todo o Mundo e na Europa são Lexus RX, daí a elevada importância do lançamento deste novo modelo, especialmente numa altura em que o segmento de SUV Premium registou um crescimento de 93,5% entre os meses de Janeiro a Setembro, face às vendas nesse mesmo período do ano de 2014. Disponível em cinco versões distintas, 11 cores exteriores e 8 interiores, em Portugal o Lexus RX estará disponível apenas na motorização híbrida, a conhecida versão 450h.
Este modelo recorre a um sistema de tracção integral, que é animado por um bloco 3.5 V6 a gasolina com injecção directa que funciona em conjunto com um motor eléctrico, permitindo assim ao RX 450h debitar uma potência combinada de 313cv, estando a marca de luxo nipónica a anunciar que este modelo é capaz de realizar consumos combinados de 5,2 l/100m e emitir apenas 120g/km de CO2, quando associado à versão Business, a que deverá registar maior procura pelas frotas.
Além do visual atraente, claramente inspirado no “irmão” mais compacto, o Lexus NX, o novo RX destaca-se pelas elevadas dimensões (4890mm de comprimento, 1895mm de largura e 1685mm de altura) e pelo visual muito atraente, que graças às linhas fortemente vincadas, lhe confere um aspecto mais atlético e dinâmico, algo que se sente igualmente ao volante, especialmente face às anteriores gerações.
A grelha de elevadas dimensões e formato similar à solução utilizada pelos mais recentes modelos da marca (como o IS, NX e RC) junta-se às ópticas Triple LED, que com o seu formato em L, oferecem um elevado desempenho associado a um visual marcante, dispondo de um sistema de indicador de mudança de direcção de efeito dinâmico. Esta solução é igualmente encontrada nas ópticas traseiras, também elas totalmente em LED e com formato em L. Regressando às ópticas dianteiras, estas são compostas por 18 diodos individuais, que poderão ser usadas em conjunto com a tecnologia de Sistema de Máximos Automático (AHB).
Por se tratar do modelo de topo, a Lexus optou por equipar este modelo com as mais recentes tecnologias introduzidas no Grupo Toyota, como o Head-Up Display colorido de grandes dimensões, ecrã de 12,3 polegadas para o sistema de infoentretenimento com navegação Premium aliado ao Remote Touch, sistema de visão panorâmica de 360º, sistema de carregamento para Smartphones sem fios, bagageira com abertura eléctrica inteligente e sistema Lexus Safety System +.
Este, tal como o nome indica, reúne as mais avançadas tecnologias de segurança e conforto como o Cruise-Control Adaptativo (ACC) com radar de ondas milimétricas, Assistência à manutenção na Faixa de Rodagem (LKA), Sistema de Reconhecimento de Sinais (RSA), Sistema de Segurança de Pré-Colisão (PCS), Ssistema de Assistência à Mudança de Faixa de Rodagem (LDA), o já referido sistema de Máximos Automáticos (AHB), Monitor de Ângulo Morto (BSM) e Alerta de Tráfego Transversal Traseiro (RCTA), sendo este particularmente útil quando estiver a sair de um lugar de estacionamento em marcha-atrás.
Como acontece nos restantes modelos da família Lexus, também o RX recebe a versão desportiva F Sport, que além do visual mais atraente e desportivo, recebe de série o sistema de Suspensão Variável Adaptativa (AVS) com Barra Estabilizadora Activa, que tira partido do controlo de rolamento por Skyhook, que diminui (de forma significativa) o adornar da carroçaria quando estiver a passar por irregularidades na estrada. Esta versão recebe ainda bancos desportivos em pele F Sport, cortinas traseiras, e na versão F Sport +, tecto panorâmico com abertura, bancos traseiros aquecidos com rebatimento eléctrico e o fenomenal sistema de som surround Mark Levinson, composto por 15 altifalantes.
O novo Lexus RX 450h já poderá ser encomendado em qualquer concessionário oficial da rede Lexus em Portugal, com preços que começam nos 82.000 euros para a versão Business, 88.750 euros para a versão Executive (adiciona jantes de 20 polegadas, faróis Tri-LED e bancos em pele), 92.350 euros para a versão Executive+ (que adiciona Sistema de Navegação Premium com ecrã de 12,3 polegadas, sistema de áudio Premium de 12 altifalantes e sistema BSM e RCTA), 97 mil euros para a versão F Sport e 102.300 euros para a versão F Sport+.