Por vezes, ficar-se em primeiro nem sempre é a melhor solução. Que o diga o último Índice de Tráfego Global Anual da TomTom, que analisou os congestionamentos de trânsito de 295 cidades em 38 países de seis continentes, e onde a cidade de Lisboa ficou no primeiro lugar na península Ibérica.
Realizado pelo quinto ano consecutivo, este estudo revelou que Lisboa apresenta um um nível de congestionamento geral de 31%, registando um aumento de 2% em relação ao resultado do ano passado. Madrid, a capital do país vizinho, apresenta um nível de congestionamento de 23%, ultrapassado apenas por Barcelona (28%) e Palma de Maiorca (27%). As cidades de Valência (21%) e Corunha (21%) completam o top de cidades espanholas com maior índice de tráfego.
O índice realça ainda que no último ano os condutores lisboetas passaram em média 35 minutos extra por dia no trânsito, que somados resultam num gasto anual de 136 horas na estrada. O dia mais congestionado de 2015 em Lisboa foi 19 de Março. A cidade do Porto regista um nível de congestionamento inferior, situado nos 23%, mantendo o valor do ano passado. Na cidade invicta, o tempo extra despendido no trânsito é de 27 minutos por dia, que acumulado perfaz um total de 104 horas no final do ano. O dia com o índice de congestionamento superior no ano de 2015 no Porto foi dia 23 de Dezembro.
As manhãs de segunda-feira (Porto), as manhãs de terça-feira (Lisboa) e as tardes de sexta-feira (Lisboa e Porto) são os períodos com maior nível de congestionamento. Os níveis de congestionamento em autoestrada, por contraste com dos restantes itinerários, situam-se, respectivamente, nos 14% e 32% em Lisboa e nos 16% e 27% no Porto. Para mais informação sobre o Índice de Congestionamento, e uma consulta personalizada, visite a página criada para o efeito em www.tomtom.com/trafficindex.