Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

McLaren tem um novo carro à venda… um McLaren F1 de 1998

Criar uma notícia sobre a venda de um automóvel com 18 anos de vida poderá parecer algo… estúpido, mas tendo em conta que se trata de um pedaço da história da indústria automóvel, talvez o caso assim mude de figura. O evento é tão especial que a própria McLaren emitiu um comunicado de imprensa e realizou uma sessão fotográfica só para o veículo em questão.

Trata-se de um McLaren F1 de 1998, uma das seis unidades produzidas no último ano de produção deste modelo, que conta com o número de chassis #069, tendo sido mantido de forma exemplar pela MSO (McLaren Special Operations), e conta com apenas 2800 milhas no conta quilómetros (4500 kms), sendo oferecido ainda o livro e o relógio original numerado, como aconteceu com todas as edições especiais de coleccionador.

Caso não saiba o que é um McLaren F1, trata-se de um dos mais impressionantes automóveis alguma vez produzidos, sendo obra de Gordon Murray, que tinha como objectivo criar o melhor automóvel de sempre, mas com o objectivo de poder ser utilizado no dia-a-dia. Superado apenas pelo Bugatti Veyron e restantes variantes, o McLaren F1 continua a ser o automóvel com motor atmosférico mais poderoso do mercado, graças ao motor originário da BMW, criado específicamente para este modelo, de 6.1 litros V12 com 640cv, o suficiente para acelerar o F1 aos 390km/h de velocidade máxima.

Aqui está a desculpa perfeita para começar a jogar no Euromilhões, pois embora a McLaren não tenha revelado um preço de venda, este deverá ter, pelo menos oito dígitos, especialmente se tivermos em conta que o McLaren F1 de Rowan Atkinson (conhecido pelo papel de Mr. Bean e Blackadder) foi vendido por 8 milhões de libras (10,25 milhões de euros), um valor impressionante para um automóvel que teve durante a sua vida dois graves acidentes.