Secções

Notícias

Ensaios

Espaço

Russia lança primeiro foguetão no novo Cosmodromo de Vostochny

A Agência Espacial Russa Roscosmos conseguiu lançar o seu primeiro foguetão no novo Cosmodromo de Vostochny. Este lançamento decorreu com sucesso às 10h da noite, hora local (3h da manhã em Lisboa), tendo o foguetão Soyuz-2.1a sido lançado com três satélites no compartimento de carga, tendo estes como objectivo a monitorização da terra e dos efeitos raios cósmicos.

Devido às instalações ainda não estarem concluídas, não foi possível a emissão em directo do lançamento, tendo sido apenas possível a uma estação de televisão local filmar o lançamento, embora com uma distância de segurança bastante elevada. Mais tarde, a agência Espacial Russa emitiu um tweet com o video do lançamento, que poderá ver aqui:

Recordamos que a construção deste novo Cosmodromo é fundamental para a Russia abandonar a dependência que tem com o actual Cosmodromo de Baikonur, uma vez que desde o desmoronamento da União Soviética, este local passou a pertencer à Républica do Casaquistão, que recebe um pagamento anual de 115 milhões de dólares para o aluguer do espaço pela agência Roscosmos.

Com a inauguração do Cosmodromo de Vostochny, que se encontra no outro extremo do amplo território russo, a Roscosmos espera assim que este local venha a tornar-se, a longo prazo, no local de lançamento dos futuros foguetões russos, muito embora o contracto com o aluguer do Cosmodromo de Baikonur esteja em vigor até 2050.

Com as obras que começaram em 2011 sido marcadas por inúmeros escândalos de corrupção, o novo Cosmodromo quando concluído, contará com diversas plataformas de lançamento, uma estação de comboios, um centro de comando e um completo industrial com capacidade de produção de foguetões Soyuz, como o modelo Soyuz-2.1a que foi lançado.

Cosmodrome