Realizou-se em Cernobbio, Itália, junto ao famoso Lago Como, mais uma edição do “Concorso d’Eleganza Villa d’Este”, local conhecido por reunir algumas das viaturas clássicas mais belas de sempre, juntamente com protótipos seleccionados, como o impressionante Mazda RX-Vision. Este concept desportivo, que permitirá o regresso dos motores rotativos ao mercado de veículos desportivos, esteve acompanhado de Ikuo Maeda, responsável máximo global da Mazda para a área de design, e Kevin Rice, Director Europeu de Design.
Lado a lado com outros estudos de diversos construtores, incluindo a Aston Martin, a Bugatti e a Pininfarina, o RX-VISION juntou-se a um lote de cerca de 60 automóveis antigos num evento que se realiza numa atmosfera de festa na Villa Erba, uma jóia arquitectónica do Século XIX.
“Trata-se de um dos mais prestigiados eventos automóveis do mundo. É uma honra única e enorme ser-se convidado para aqui mostrar o nosso automóvel e estou muito satisfeito que o Sr. Maeda tenha podido juntar-se a nós,” comentou Kevin Rice. “Ver o seu trabalho apreciado por um grupo que integra alguns dos mais ricos e reputados entusiastas automóveis do planeta é uma oportunidade verdadeiramente rara. E eles ficaram encantados!”
Recorde-se que o Mazda RX-VISION conquistou em Paris, em Janeiro último, o galardão do “Most Beautiful Concept Car of The Year” no âmbito do 31º Festival Internacional do Automóvel ali realizado, dois meses depois de ter sido originalmente revelado ao mundo no Salão de Tóquio. Trata-se da mais recente interpretação do KODO – A Alma do Movimento, filosofia de design da Mazda que lhe permitiu a conquista de inúmeras distinções ao longo dos últimos cinco anos, atribuídos aos seus vários estudos e modelos de produção.
Numa homenagem à longa e única tradição de motores rotativos aplicados a modelos desportivos Mazda, desde o Cosmo 110S à popular série RX de produção, o RX-VISION antecipa um potencial futuro, através da mais linear interpretação do design KODO aplicada a um supercarro até à data. A Mazda apresentou este devorador de asfalto em simultâneo com a antecipação de uma nova geração de motores rotativos SKYACTIV-R, num conjunto compacto que possibilita alcançar-se o capot de tão baixas dimensões.