Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Lexus IS supera um milhão de unidades vendidas

Lançado em 1999, com as especificidades do mercado europeu como razões para o seu desenvolvimento, o Lexus IS acaba de chegar à impressionante marca de um milhão de unidades vendidas globalmente. Apesar de ser vendido em todas as regiões, o mercado europeu continua a ser fundamental para o sucesso desta berlina, sendo vendida na Europa um em cada cinco modelos produzidos.

Criado há 17 anos com a intenção de captar clientes mais jovens para a marca, que procuravam modelos mais desportivos e compactos face à oferta da marca disponível na altura, as berlinas de luxo LS e GS, o Lexus IS estava equipado com um bloco de seis cilindros em linha com 2.0 litros e tracção traseira, tendo o seu lançamento sido fundamental para solidificar a presença da marca na Europa. O sucesso foi tal que a Lexus lançou mais tarde a versão IS 300 com um poderoso 3.0 a gasolina.

Com a segunda geração, em 2005, a Lexus lança a versão IS 250, composta por um motor V6 2.5 a gasolina, disponível com uma nova transmissão automática, e em 2006, a primeira motorização diesel da marca nipónica, o IS 220d. Um ano mais tarde chega a versão mais desportiva, o IS F, que segundo os representantes da marca, foi “feito por entusiastas, para entusiastas”. Foi igualmente o primeiro modelo a receber a designação F, tendo sido o percursor do brilhante LFA.

Equipado com um poderoso V8 5.0 de 423 cv, este modelo foi o primeiro automóvel a usar uma caixa automática de oito velocidades, permitindo ao IS F atingir os 100 km/h em apenas 4.8 segundos, e uma velocidade máxima de 270 km/h. Para garantir que o IS F tinha um comportamento excepcional em pista, o seu desenvolvimento recorreu a exaustivos testes no circuito de Fuji Speedway, no Japão, e em Nürburgring, na Alemanha. Para demonstrar (ainda mais) a versatilidade do modelo, a Lexus lançou uma versão descapotável, com capota rígida, em 2009, com o lançamento dos IS 250C, IS 350C e IS 300c.

A terceira geração do Lexus IS marca a chegada das motorizações híbridas Lexus Hybrid Drive, tendo o modelo IS 300h sido responsável por 90 % das vendas da actual geração IS desde o seu lançamento em 2013. Esta motorização, a única vendida no nosso mercado, recorre a um bloco de quatro cilindros com 2.5 litros e recurso ao ciclo Atkinson, que em conjunto com um motor eléctrico compacto, sistema de válvulas variáveis Dual VVT-i, injecção de combustível Lexus D-4S, garante um comportamento suave mas poderoso quando se exige do mesmo.

Esta solução permite igualmente tornar o Lexus IS num dos modelos do seu segmento mais amigos do ambiente, com emissões de apenas 97 g/km de CO2, fruto dos consumos contidos de apenas 4,3 l/100km. Nos restantes mercados, o IS está igualmente disponível com uma motorização a gasolina, sendo o IS 200t comporto com um bloco de dois litros turbo com 245 cv e 350 Nm de binário. Actualmente o Lexus IS é vendido em mais de 70 países, com vendas globais que superam as seis mil unidades mensais.