Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Fábrica de Cacia distinguida como a melhor fábrica de caixas de velocidade da Aliança Renault-Nissan

O ano de 2016 promete ficar na história da Renault Cacia, que acabou de ser, pela primeira vez, distinguida não só pelo Grupo Renault como pela própria Aliança Renault-Nissan como a melhor na produção de caixas de velocidade. No fundo, um reconhecimento ainda mais global, uma vez que também as fábricas da Nissan espalhadas pelo mundo avaliaram a qualidade dos produtos da Renault Cacia.

As duas distinções conquistadas, este ano, confirmam o “know-how”, a competência e o desenvolvimento tecnológico da Renault Cacia. Com mais de 70 por cento do volume de negócios da fábrica a dizer respeito à produção de caixas de velocidades e seus componentes, são muitos os modelos da Renault e da Nissan que circulam, em todo o mundo, com produção nacional. No entanto, a unidade também produz diversos componentes para motores a gasolina, bombas de óleo (do qual é o maior fornecedor de todo o Grupo Renault), árvores de equilibragem e outros componentes.

A Renault Cacia, que iniciou a sua actividade em Setembro de 1981 num complexo industrial de 340.000 m2 (70.000 m2 de área coberta), é uma das maiores exportadoras nacionais, tendo em 2015 atingido um volume de negócios de 280,6 milhões de euros (um crescimento de 7% face ao ano anterior), com a totalidade desse valor destinada a exportação. Esta unidade é a segunda maior unidade industrial de construtores automóveis em Portugal (com mais de 1.000 colaboradores) e a maior unidade industrial do distrito de Aveiro.