O recém eleito presidente dos Estados Unidos acaba de anunciar a intenção de cancelar a encomenda do futuro Air Force One através de uma mensagem na rede social Twitter. Segundo Trump, o governo tem que cancelar a encomenda à Boeing do novo Air Force One por este ser “ridiculo” e “demasiado dispendioso” (palavras do próprio).
Recordamos que a Força Aérea Norte Americana anunciou em Janeiro de 2015 que tinha encomendado à Boeing um novo 747-8 para substituir os actuais dois modelos Boeing 747-200B. Segundo a própria Boeing, o contracto inicial atribuído pela U.S. Air Force valia 25,8 milhões de dólares, e permitiria reduzir os custos por viagem, visto o novo modelo, apesar de ser maior, consegue ser significativamente mais eficiente e possui uma autonomia superior em 1600 quilómetros, o que lhe permite viajar entre Washington e Hong Kong sem precisar de efectuar uma escala.
Boeing is building a brand new 747 Air Force One for future presidents, but costs are out of control, more than $4 billion. Cancel order!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 6 de dezembro de 2016