Depois do lançamento do Kodiaq, a Skoda reforça a sua gama de SUV com um modelo mais compacto e dinâmico, o novo Karoq. Este modelo que destaca pelo uso de linhas bem definidas que atribuem um look emotivo e dinâmico, através da presença de numerosos elementos cristalinos, uma característica da nova linguagem de estilo da Skoda.
Com 4,382 metros de comprimento, 1,841 m de largura e 1,605 m de altura, bem como uma distância entre eixos de 2,638 metros (2,630 na versão com tracção às quatro rodas), o novo Karoq destaca-se por oferecer um amplo espaço para os ocupantes, bem como uma surpreendente bagageira, com uma capacidade de 512 litros, podendo esta variar graças ao sistema do banco traseiro VarioFlex, um opcional que permite ajustar o volume da bagageira entre os 479 e 588 litros, embora seja possível rebater os bancos traseiros para ampliar a capacidade total para 1630 litros.
Tecnologicamente o novo Karoq vem equipado com todas as soluções disponíveis na marca Checa, como ópticas Full LED de série a partir do nível de equipamento Ambition, que integram as luzes diurnas, também em LED. Os faróis de nevoeiro estão posicionados logo abaixo das ópticas principais, sendo estes igualmente em LED e com função cornering. As luzes traseiras também são em LED, tendo a forma em “C” típica nos modelos da Skoda.
Em termos de sistemas de infoentretenimento, estão disponíveis os mais recentes módulos do Grupo, que recorrem a ecrãs tácteis de grandes dimensões, ligação à internet através do opcional módulo LTE, dispõem de hotspor Wi-Fi (nos sistemas Columbus e Amundsen), podendo a ligação à internet ser usada para os serviços móveis Skoda Connect. Pode ainda emparelhar com o seu smartphone através da funcionalidades SmartLink+, compatível com MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto.
Destaque ainda para a presença do cockpit virtual programável, uma novidade na Skoda, onde o ecrã pode ser personalizado de acordo com as preferências individuais do condutor. Estão ainda disponíveis assistentes à condução como o Parking Assistant, Lane Assist e Traffic Jam, Blind Spot Detect, Front Assist com protecção ampliada para peões e Assistente de Emergência. Opcionalmente poderá optar pelo novo assistente de reboque, que ajuda em manobras lentas de marcha atrás.
Em termos de motorizações, o novo Skoda Karoq virá equipado com duas novidades a gasolina, o novo bloco 1.0 TSI a gasolina de 115 cavalos, bem como o novo 1.5 TSI de 150 cavalos, que se destaca pela elevada eficiência e pela introdução do sistema ACT (desactivação de cilindros), estando ambas as motorizações acompanhadas com uma caixa manual de seis velocidades ou DSG (dupla embraiagem) de 7 velocidades.
No campo do diesel, a Skoda volta a recorrer aos préstimos dos competentes 1.6 TDI de 115 cavalos, 2.0 TDI de 150 cavalos e 2.0 TDI de 190 cavalos, estando ambas as motorizações disponíveis com caixa manual de seis velocidades ou DSG de 7 velocidades, excepto a versão mais potente, que será equipada de série com a DSG de 7 velocidades e sistema de tracção integral. O novo Skoda Karoq deverá chegar ao mercado nacional ainda antes do final do presente ano.