BMW aumenta capacidade das baterias do i3 e i3s para 120 Ah
Através do desenvolvimento das tecnologias das células de bateria, a BMW conseguiu aumentar a densidade da bateria do i3 para 120 Ah, permitindo assim aumentar o autonomia para um máximo de 395 km (segundo a norma NEDC).
A BMW prepara-se para lançar no mercado (ainda sem data prevista) novas versões do BMW i3 e i3s, através da introdução de um conjunto de baterias de maior densidade, 120 Ah (42.2 kWh), um aumento significativo face à actual maior capacidade disponibilizada, de 94 Ah (33 kWh). Este novo conjunto de baterias só está disponível graças à melhoria no desenvolvimento de células de bateria de iões de lítio. Relembramos que o BMW i3, quando foi lançado em 2013, utilizava um conjunto de baterias com metade da capacidade, 60 Ah (22.6 kWh).
Através da introdução deste novo conjunto de baterias, a BMW anuncia um aumento de 30% no alcance da distância percorrida com uma só carga de bateria, face às versões equivalentes com baterias de 94 Ah. Ou seja, segundo a norma NEDC, a BMW garante um alcance máximo de 395 km para o BMW i3, e 360 km para o BMW i3s. Esse valor reduz significativamente quando usada a nova norma WLTP, para uns ainda assim respeitáveis 310 km e 285 km, respectivamente. Ou seja, a BMW garante que em condições reais do dia-a-dia, ambos os modelos conseguem uma autonomia real de (pelo menos) 260 km.
Aumentar a capacidade da bateria é sinónimo de maior tempo de carga, razão pelo qual a BMW anuncia que usando o carregador normal numa tomada doméstica (2.4 kW) implicará aproximadamente 15 horas para conseguir carregar 80% da bateria. Utilizando uma BMW i Wallbox, com carregamento rápido de três fases (11 kW), o tempo de carga de 80% da bateria desce para umas impressionantes 3.2 horas. Para quem precisar de carregar o BMW i3 em viagem, poderá usar o sistema de carregamento rápido (50 kW), carregando 80% da bateria em apenas 42 minutos.
Além das melhorias em termos de eficiência e autonomia, a gama i3 irá receber uma ligeira actualização em termos de equipamentos, como uma nova pintura exterior (Jucaro Beige), novos acabamentos para os bancos e interior, bem como a introdução de novas ópticas LED adaptativas. O sistema de infoentretenimento iDrive será igualmente actualizado para a nova geração, já em vigor com os últimos modelos da marca. Exclusivo para o i3 será o pacote Sport, que incluirá a mesma suspensão desportiva do i3s, que incluí novos amortecedores, molas e barras estabilizadoras, bem como jantes desportivas de 20 polegadas mais largas que as originais.