Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Volvo revela nova V60 Cross Country

Com a revelação da nova V60 Cross Country, a versão mais aventureira da carrinha de segmento médio, a Volvo consegue assim a impressionante marca de nove novos modelos em apenas quatro anos.

Desde 1997 que a Volvo tem sido pioneira na criação de carrinhas familiares capazes de se adaptar não só à utilização citadina, como a qualquer trilho off-road da Skogen (floresta em Sueco). Com a crescente procura de veículos mais versáteis, a Volvo optou por criar um novo modelo da família Cross Country, desta vez a novíssima V60, que recebe assim as devidas alterações para melhorar as suas capacidades off-road.

Estamos a falar num aumento da distância ao solo em 75 mm face à V60 tradicional, com os devidos reforços no chassis e suspensão. A carroçaria recebe também as obrigatórias protecções na secção inferior da mesma, como as saias laterais, pára-choques e cavas das rodas. Igualmente presente está a obrigatória tracção às quatro rodas (AWD), que incluí de série sistemas como o Hill Descent Control, Electronic Stability Control, Corner Traction Control e o modo de condução Off-Road.

Como seria de prever, todos os sistemas que já conhecemos estão incluídos de série na V60 Cross Country, como o City Safety com travagem automática, Pilot Assist para uma condução semiautónoma (até 130 km/h), Run-off Road Mitigation e Oncoming Lane Mitigation, existindo apenas como opcional o Cross Traffic Alert, com travagem automática. O sistema de infoentretenimento Sensus Connect continua fiel ao ecrã táctil de grandes dimensões, tal como a compatibilidade com sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

No que toca a motorizações, a nova V60 Cross Country estará disponível com as motorizações diesel D4 AWD de 190 cavalos de potência, e gasolina T5 AWD, com 250 cavalos de potência. Mais tarde serão lançadas as versões híbridas, que deverão utilizar as mesmas motorizações aplicadas na V60 tradicional, como a poderosa versão T8 Twin Engine AWD, com 390 cavalos de potência combinada, e a T6 Twin Engine AWD, que embora partilhe o mesmo motor eléctrico e conjunto de baterias, “só” terá 310 cavalos de potência combinada. Embora não tenha sido anunciada uma data específica, a V60 Cross Country só deverá chegar no próximo ano.