Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Limitação de velocidade imposta em veículos novos a partir de 2022

Depois de a Volvo anunciar (veja aqui) que irá implementar um limitador de velocidade de 180 km/h para todos os seus veículos vendidos a partir de 2020, a União Europeia irá aplicar uma proposta criada pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (CEST), que implicará a implementação de um sistema para limitar a velocidade máxima dos veículos tendo em conta a estrada onde circular, como forma de limitar o número de acidentes e vítimas causadas por acidentes do género.

Esta proposta do CEST já foi aprovada por membros do Parlamento Europeu (anunciado aqui), obrigando assim à implementação de um Assistente Inteligente de Velocidade em todos os veículos vendidos na Europa a partir de 2022, que utilizará os dados de GPS que, juntamente com o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, para limitar a velocidade a que o veículo circula na estrada onde se encontra.

Este sistema poderá, no entanto, ser momentaneamente desactivado, bastando para tal aplicar maior pressão no pedal do acelerador, mas será reactivado assim que desligar e voltar a ligar a viatura. Ainda assim, mesmo que utilize esta funcionalidade, será reproduzido um aviso visual e sonoro a indicar que está a infringir o limite de velocidade da estrada onde circula.

Este sistema de limitação de velocidade estará associado aos restantes sistemas de auxílio à condução, como o sistema de travagem de emergência, assistente de manutenção na faixa de rodagem, detecção de fadiga do condutor e outros. Através desta solução, a CEST espera que a sinistralidade rodoviária reduza em cerca de 30%, e que sejam poupadas até 25 mil vidas durante os primeiros 15 anos de aplicação do sistema.

Gustavo Dias