Secções

Notícias

Ensaios

Duas RodasNotícias

Vespa Elettrica disponível desde €6.790

A histórica marca de scooters acaba de disponibilizar em Portugal a versão mais inovadora e tecnológica da famosa Vespa, apelidada de Vespa Elettrica. Este modelo, que se mantém fiel ao estilo que sempre caracterizou os modelos Vespa, destaca-se por utilizar um motor eléctrico com uma potência máxima de 4 kW, o suficiente para garantir um desempenho superior a modelos equiparáveis de 50 cc, especialmente em aceleração e início de subidas, e uma bateria com autonomia de 100 quilómetros.

Esta bateria, que utiliza a tecnologia de iões de lítio, poderá ser carregada através da recuperação de energia durante as desacelerações, bem como através de uma tradicional tomada eléctrica, ou posto de carregamento público, precisando de quatro horas para um carregamento completo. Segundo o Grupo Piaggio, esta bateria tem uma garantia que garante que após 1.000 ciclos de carga completos, a mesma deverá manter 80% da sua capacidade. Embora esteja localizada sob o assento, esta não compromete a funcionalidade do compartimento de arrumação, que mantém a capacidade para um capacete Jet.

Esta Vespa Elettrica tem a vantagem de permitir escolher o modo de condução, através do pressionar do botão Riding Mode, que permite escolher entre o modo ECO (com velocidade limitada a 30 km/h e aceleração mais gradual) e modo Power (disponibiliza toda a potência do sistema). Existe ainda o modo REVERSE, que permite facilitar as manobras a baixa velocidade. Tudo isto é gerido através de um painel LCD colorido de 4,3 que indica a velocidade, modo de condução utilizado, alcance e nível de carga da bateria, em percentagem.

Poderá ainda emparelhar o seu smartphone à plataforma multimédia da Vespa, permitindo assim receber notificações de chamadas e mensagens recebidas no seu dispositivo móvel, podendo ainda atender chamadas ou reproduzir músicas (se usar um capacete com sistema de áudio) usando os botões do guiador. A nova Vespa Elettrica tem um preço de venda ao público recomendado de €6.790, valor ao qual acresce as despesas de documentação, e pode ser adquirida em qualquer parceiro da rede de concessionários Vespa em Portugal.