O novo Mercedes-Benz EQC, o seu primeiro veículo 100% eléctrico, chegará ao mercado nacional no final do mês de Outubro do presente ano. Recorrendo a um formato similar ao utilizado pelo GLC, o de um SUV de aparência robusta, o EQC diferencia-se pela grelha do radiador em preto de alto brilho, bem como outros elementos, como o desenho integrado das ópticas totalmente em LED, e as enormes e elegantes jantes de liga leve de 20 polegadas de 10 raios em preto de alto brilho com elementos decorativos brancos.
No interior destaque para a implementação do sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience), estreado nos novos Classe A e Classe B, com a devida adaptação para o EQC, e com menus específicos EQ. As primeiras unidades a chegarem ao mercado nacional contarão com um nível de equipamento superior face a outros mercados, como o Alemão, ao incluir Arranque Keyless Start, o Assistente de Sinais, o Alerta de Faixa de Rodagem, o Collision Prevent Assist, o Cruise Control, assim como o Dynamic Select.
Para a locomoção deste Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC Coupé, foram utilizados dois motores eléctricos nos eixos traseiro e dianteiro, com uma potência combinada de 300 kW (408 cavalos) e 760 Nm de binário máximo. Isto permite ao EQC atingir os 180 km/h de velocidade máxima (limitada electronicamente), bem como acelerar dos 0-100 km/h em apenas 5.1 segundos. Para alimentar estes motores, o EQC recorre a uma bateria de iões de lítio de 80 kWh, o suficiente para garantir uma autonomia que pode chegar aos 471 km, embora usando o antigo sistema de medição NEDC, em vez do actual (e mais realista) WLTP.
Para carregamento das baterias, o EQC utiliza um carregador que suporta deste 7.4 kW, permitindo assim ser carregado numa tomada doméstica ou num posto de carga público de corrente alternada (AC), até uma potência máxima de 110 kW de corrente contínua (DC), utilizado nos postos de carregamento rápido, permitindo assim carregar entre os 10 a 80% da bateria em 40 minutos. O novo Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC Coupé já pode ser encomendado em qualquer concessionário da rede oficial a partir de 78.450 euros.