Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Volkswagen Veículos Comerciais voltam a apoiar ISN na segurança das praias

Criado em 2011, o projeto “SeaWatch” volta a contar com a presença da Volkswagen Veículos Comerciais, do Volkswagen Financial Services, dos Concessionários da Volkswagen e da Ageas Seguros, com a entrega de 28 Volkswagen Amarok devidamente preparados para serem utilizados pelo Instituto de Socorros a Náufragos para o patrulhamento das praias portuguesas durante a época balnear de 2019.

A entrega das viaturas decorreu numa cerimónia organizada nas instalações da Marinha em Lisboa, presidida pela Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto. As unidades em questão vêm equipadas com a motorização 3.0 V6 TDI de 258 cavalos de potência, que auxiliado pelo eficaz sistema de tracção às quatro rodas e elevado binário disponibilizado, garante excelentes capacidades de condução na areia, elemento predominante nas praias portuguesas.

As viaturas foram adaptadas às necessidades do serviço de salvamento com uma transformação desenvolvida pela Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal, a qual inclui suportes para equipamentos de emergência, pranchas de salvamento e macas, assim como as luzes de emergência e, pela primeira vez, um desfibrilhador automático externo. Os utilizadores das viaturas são militares da Marinha, habilitados com os cursos de nadador-salvador, condução de veículos todo-o-terreno e oxigenoterapia.

Recordamos que o projeto “SeaWatch” possibilitou em 2018 o salvamento de 51 veraneantes, efectuando 271 assistências de primeiros socorros e 20 buscas com sucesso a crianças perdidas. Desde o início do projecto, estimam-se que os veículos Amarok tenham percorrido cerca de 280 mil quilómetros por cada época balnear (sobretudo em praias não vigiadas), tendo contribuído para mais de 1600 salvamentos de vidas humanas.

Gustavo Dias