Revelado originalmente em Março de 2018, durante o Salão Automóvel de Genebra, o Lexus UX rapidamente se tornaria num dos lançamentos mais importantes para a marca premium nipónica, que cumpre este ano os seus 30 anos de vida. Baseado na nova plataforma compacta GA-C (Global Architecture Compact), baseado na já conhecida arquitectura modular do Grupo Toyota (TNGA – Toyota New Global Architecture), o Lexus UX será igualmente o primeiro crossover compacto da marca, daí a designação UX, de “Urban + X-over”.
Esta plataforma tem a particularidade de ser mais leve que o habitual, sem comprometer a rigidez e segurança da estrutura, graças à aplicação de elementos como aço de elevada rigidez, alumínio para as portas laterais, flancos e capot, bem como material compósito para o portão da bagageira, ao qual se juntam os adesivos de alta resistência e soldaduras a laser. Tudo isto permitiu à Lexus uma liberdade adicional para explorar o design deste modelo, talvez um dos modelos mais radicais actualmente presentes na gama Lexus.
Logo a começar temos a grelha fusiforme, exclusiva no UX, com o novo padrão de malha com elementos individuais, bem como o design das ópticas dianteiras, que lhe conferem um “olhar” determinado e confiante, podendo este ter o duplo feixe de luz LED de série ou o opcional módulo com três unidades projectoras de luz LED. As molduras das cavas das rodas, com a protecção de carroçaria, ajudam no visual musculado, sendo o elemento de destaque na secção traseira os grupos ópticos, em formato de lâmina de aero-estabilização nas extremidades, mas interligados através de uma faixa longitudinal, composta por 120 díodos electroluminescentes, que se torna mais fina ao centro (até 3 mm).
Se por fora o Lexus UX convence, por dentro a experiência não é muito diferente, embora existam algumas limitações, especialmente no que toca ao espaço para os ocupantes traseiros e da bagageira, sendo este último local ainda mais limitado se optar pela versão com quatro rodas motrizes. De resto, predomina a elevada qualidade dos materiais usados, com diversos elementos em pele e plásticos de boa qualidade, uma excelente posição de condução com algumas novidades em termos de ergonomia, sendo dada a prioridade ao condutor.
Entre essas novidades ergonómicas, destacam-se os botões de regulação do sistema de infoentretenimento integrados na consola central, como o botão de volume e de alteração de faixa ou estação de rádio. Infelizmente, continua presente o pouco prático touchpad para navegação nos menus do sistema de infoentretenimento, que já merecia uma actualização, bem como uma maior oferta em termos de conectividade, já que continua a não suportar as plataformas Android Auto e Apple CarPlay.
Em termos de condução, o novo Lexus UX promete um comportamento muito diferente do habitual neste segmento, tendo conseguido criar um crossover urbano com um centro de gravidade muito baixo, e uma direcção mais directa e precisa que o habitual. Para tornar toda a experiência ainda melhor, é possível optar-se pela suspensão variável adaptativa Lexus (AVS), estreada no Lexus LC Coupé, que consegue diminuir os movimentos transversais da carroçaria em curva, sem prejudicar o conforto, mesmo em ruas urbanas com piso irregular. O sistema de amortecimento variável de 650 níveis também contribui para esse surpreendente resultado, embora só esteja disponível nas versões F Sport e Luxury.
Em termos de motorização, o Lexus UX estará disponível em duas versões, embora para Portugal só esteja prevista a motorização híbrida de 184 cavalos (potência combinada), composta pelo novo bloco de quatro cilindros em linha de 2.0 litros, que só por si já oferece uma eficiência térmica de 41%, ao qual se junta o sistema eléctrico, composto por dois novos motores eléctricos através de um transeixo híbrido de nova geração. Esta solução permite desligar o motor térmico até aos 115 km/h, para permitir uma maior eficiência, em situações de pouca carga, como descidas longas.
Opcionalmente poderá escolher uma versão com tracção às quatro rodas (E-Four), que utiliza um motor gerador eléctrico de elevado binário no eixo traseiro, sendo a distribuição de potência entre eixos gerida automaticamente pelo sistema de Controlo de Estabilidade do Veículo (VSC), tanto na aceleração, como em curva ou sobre superfícies escorregadias. Esta solução permite uma redução significativa no consumo de combustível face a um sistema de tracção às quatro rodas tradicional. Para alimentação deste sistema, o Lexus UX utiliza uma bateria compacta de hidretos metálicos de níquel (NiMH), colocada debaixo do banco traseiro.
O novo Lexus UX está disponível em cinco níveis de equipamento, o Business, mais indicado para frotas, Executive (e Executive+), Premium, F Sport (e F Sport+) e Luxury, com preços que começam nos €42.500 até aos €62.000 para a versão Luxury com tracção às quatro rodas. Todas as versões já estão disponíveis no mercado nacional, em qualquer concessionário da rede oficial Lexus em Portugal.
Versão | Emissões CO2 (g/km) | Preço |
UX 250h Business FWD | 120 | €42.500 |
UX 250h Executive FWD | 121 | €45.500 |
UX 250h Executive+ FWD | 121 | €46.900 |
UX 250h Premium FWD | 121 | €50.300 |
UX 250h F Sport FWD | 126 | €50.600 |
UX 250h F Sport AWD | 135 | €52.400 |
UX 250h F Sport+ FWD | 127 | €59.700 |
UX 250h Luxury FWD | 126 | €60.200 |
UX 250h F Sport+ AWD | 136 | €61.500 |
UX 250h Luxury AWD | 136 | €62.000 |