Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Lotus revela Evija, o seu primeiro modelo eléctrico, com 2000 cavalos

A Lotus revelou ontem o seu primeiro modelo 100% eléctrico, o novo Lotus Evija. Segundo dados revelados pelos representantes da marca, este modelo foi totalmente pensado, desenhado e definido em Hethel, e deverá ser produzido em Inglaterra. Mas o que distingue este modelo dos restantes restantes é na utilização de quatro poderosos motores eléctricos, um para cada roda, que garantem uma potência total de 2000 cavalos e 1700 Nm de binário, o que o tornará no automóvel de produção mais potente do mundo.

Isto permitirá superar os 320 km/h de velocidade máxima, atingindo-os em menos de 9 segundos, demorando menos de três segundos para fazer o tradicional arranque dos 0 aos 100 km/h. Para tal será fundamental o baixo peso do chassis monobloco, totalmente em fibra de carbono, que permitirá que o peso total do veículo não supere os 1680 kg. A bateria de iões de lítio, que estará colocada numa posição central logo atrás dos bancos, deverá permitir uma autonomia de 400 km, e tirará partido de um sistema de carregamento muito rápido de 350 kW, que permitirá carregar 80% da bateria em 12 minutos, e 100% em 18 minutos.

Visualmente o Lotus Evija destaca-se pelo impressionante trabalho aerodinâmico, assemelhando-se a um veículo da Fórmula E, com enormes túneis de vento nos painéis laterais traseiros, spoiler traseiro retráctil, difusor do pilar B à traseira, e sistema DRS (Sistema de Redução de Arrasto). Terá ainda iluminação laser, retrovisores exteriores compostos por câmaras retrácteis. Só serão produzidas 130 unidades, que terão um custo individual de 1,7 milhões de libras, mais impostos (1.880.000 milhões de euros). Se desejar encomendar o seu, vá à página oficial em www.lotuscars.com e prepare um cheque de 250 mil libras para o depósito inicial.