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Ford Fiesta 1.0 125 ST-Line – Um exemplo de agilidade

Estivemos no início de 2018 em Córdoba, para a apresentação internacional do novo Ford Fiesta, e já na altura ficámos desejosos de voltar a conduzir aquele que será, certamente, o automóvel de segmento B mais divertido de conduzir. Embora não seja, visualmente, muito diferente do seu antecessor, esta sétima geração Fiesta conta com muitas novidades, como a nova grelha (perdeu o ar de Aston Martin), ópticas mais elegantes (e eficazes), e um parachoques que, nesta versão ST-Line, está aerodinamicamente bastante trabalhado.

Devido à subida pronunciada da linha de cintura, o novo Fiesta revela uma traseira mais elevada, aproximando-o de um Ford B-Max com o seu visual mais familiar. Felizmente as novas ópticas com elementos em LED, o difusor traseiro, ponteira de escape de maior dimensão, suspensão desportiva rebaixada em 10 mm e umas elegantes jantes de 18 polegadas acabam por minimizar essa vocação, remetendo este Fiesta ST-Line num automóvel mais indicado para quem gosta realmente de conduzir automóveis compactos e ágeis.

Face à anterior geração, o novo Fiesta é mais amplo em todas as medidas, graças à nova plataforma, mas embora o espaço disponibilizado para os ocupantes e bagageira seja efectivamente maior, continua a não ser tão espaçoso quanto outros modelos rivais, como os do Grupo Volkswagen, o VW Polo e Seat Ibiza. Notou-se, porém, uma melhoria significativa na qualidade de construção e dos materiais, embora permaneça a habitual transição entre materiais suaves na zona superior do habitáculo com os materiais rígidos nas zonas inferiores.

Em termos de equipamento, o novo Fiesta está muito mais moderno e completo, sendo de destacar a excelente ergonomia, muito semelhante à utilizada no Focus, com um bom ecrã táctil que pode ser de 6.5 ou de 8 polegadas (este último o presente), quando associado ao Pack Navegação Premium com navegação e sistema de som Bang & Olufsen Play, um opcional de €1271 que merece ser considerado, especialmente se for passar bastante tempo ao volante.

No que toca às motorizações, o novo Fiesta vem equipado com três versões do brilhante 1.0 EcoBoost de três cilindros a gasolina, com 100, 125 ou 140 cavalos, e um diesel 1.5 TDCi com 85 cavalos. A versão aqui testada foi a intermédia a gasolina, o 1.0 de 125 cavalos, que garante ao Fiesta uma excelente agilidade (ajudada pela configuração da suspensão e jantes de 18 polegadas), sem que isso implique valores de consumos exagerados.

Curiosamente, a própria Ford tem anunciado uma média de 4.3 l/100km, segundo as normas WLTP, para este Fiesta 1.0 de 125 cavalos, um valor que não está muito longe dos 6.0 l/100km registados durante o período de ensaio, tendo este sido maioritariamente em cidade, o que torna o resultado ainda mais impressionante. Por fim ainda temos as habituais campanhas Ford, que no caso deste Fiesta, permitem acumular até 3.210 euros (€2.410 de desconto directo + €800 nos opcionais) face ao preço de venda recomendado.

Ficha Técnica

MotorPrestações
TipoTrês cilindros em linhaVelocidade Máxima195 km/h
Capacidade998 ccAceleração (0-100 km/h)9,9 s
Potência125 cv (6000 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário170 Nm (1400 rpm)Cidade (anunciado)5,4
TransmissãoEstrada (anunciado)3,6
TracçãoDianteiraMédia (anunciada)4,3
CaixaManual de seis velocidadesEmissões Co298 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)4065 / 1735 / 1466 mmValor base€18.525 (€15.315 c/ campanha)
Peso1163 KgValor viatura testada€25.305 (€22.095 c/campanha)
Bagageira292 litrosI.U.C.€102.81

Notas Finais

Design7
Interior6.5
Desempenho6.5
Consumos7
Equipamento7.5
Preço7.5

Gostámos

  • Preço
  • Interior
  • Agilidade
  • Consumos

A rever

  • Espaço limitado
  • Design demasiado similar ao anterior

Conclusão

7Embora as mudanças visuais sejam mais subtis que o esperado, o novo Fiesta está efectivamente melhor em todos os parâmetros, especialmente no interior, que recebe um novo visual e uma vasta lista de equipamentos (muitos são opcionais) que tornam este modelo ainda mais cativante. Mas é na agilidade e no desempenho do pequeno 1.0 EcoBoost que o Fiesta continua a brilhar, e a ser uma referência de segmento. Não se esqueça de aproveitar as aliciantes campanhas da Ford.