Estivemos no início de 2018 em Córdoba, para a apresentação internacional do novo Ford Fiesta, e já na altura ficámos desejosos de voltar a conduzir aquele que será, certamente, o automóvel de segmento B mais divertido de conduzir. Embora não seja, visualmente, muito diferente do seu antecessor, esta sétima geração Fiesta conta com muitas novidades, como a nova grelha (perdeu o ar de Aston Martin), ópticas mais elegantes (e eficazes), e um parachoques que, nesta versão ST-Line, está aerodinamicamente bastante trabalhado.
Devido à subida pronunciada da linha de cintura, o novo Fiesta revela uma traseira mais elevada, aproximando-o de um Ford B-Max com o seu visual mais familiar. Felizmente as novas ópticas com elementos em LED, o difusor traseiro, ponteira de escape de maior dimensão, suspensão desportiva rebaixada em 10 mm e umas elegantes jantes de 18 polegadas acabam por minimizar essa vocação, remetendo este Fiesta ST-Line num automóvel mais indicado para quem gosta realmente de conduzir automóveis compactos e ágeis.
Face à anterior geração, o novo Fiesta é mais amplo em todas as medidas, graças à nova plataforma, mas embora o espaço disponibilizado para os ocupantes e bagageira seja efectivamente maior, continua a não ser tão espaçoso quanto outros modelos rivais, como os do Grupo Volkswagen, o VW Polo e Seat Ibiza. Notou-se, porém, uma melhoria significativa na qualidade de construção e dos materiais, embora permaneça a habitual transição entre materiais suaves na zona superior do habitáculo com os materiais rígidos nas zonas inferiores.
Em termos de equipamento, o novo Fiesta está muito mais moderno e completo, sendo de destacar a excelente ergonomia, muito semelhante à utilizada no Focus, com um bom ecrã táctil que pode ser de 6.5 ou de 8 polegadas (este último o presente), quando associado ao Pack Navegação Premium com navegação e sistema de som Bang & Olufsen Play, um opcional de €1271 que merece ser considerado, especialmente se for passar bastante tempo ao volante.
No que toca às motorizações, o novo Fiesta vem equipado com três versões do brilhante 1.0 EcoBoost de três cilindros a gasolina, com 100, 125 ou 140 cavalos, e um diesel 1.5 TDCi com 85 cavalos. A versão aqui testada foi a intermédia a gasolina, o 1.0 de 125 cavalos, que garante ao Fiesta uma excelente agilidade (ajudada pela configuração da suspensão e jantes de 18 polegadas), sem que isso implique valores de consumos exagerados.
Curiosamente, a própria Ford tem anunciado uma média de 4.3 l/100km, segundo as normas WLTP, para este Fiesta 1.0 de 125 cavalos, um valor que não está muito longe dos 6.0 l/100km registados durante o período de ensaio, tendo este sido maioritariamente em cidade, o que torna o resultado ainda mais impressionante. Por fim ainda temos as habituais campanhas Ford, que no caso deste Fiesta, permitem acumular até 3.210 euros (€2.410 de desconto directo + €800 nos opcionais) face ao preço de venda recomendado.
Ficha Técnica
Motor | Prestações | ||
Tipo | Três cilindros em linha | Velocidade Máxima | 195 km/h |
Capacidade | 998 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 9,9 s |
Potência | 125 cv (6000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 170 Nm (1400 rpm) | Cidade (anunciado) | 5,4 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 3,6 | |
Tracção | Dianteira | Média (anunciada) | 4,3 |
Caixa | Manual de seis velocidades | Emissões Co2 | 98 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 4065 / 1735 / 1466 mm | Valor base | €18.525 (€15.315 c/ campanha) |
Peso | 1163 Kg | Valor viatura testada | €25.305 (€22.095 c/campanha) |
Bagageira | 292 litros | I.U.C. | €102.81 |
Notas Finais
Gostámos
- Preço
- Interior
- Agilidade
- Consumos
A rever
- Espaço limitado
- Design demasiado similar ao anterior
Conclusão
7Embora as mudanças visuais sejam mais subtis que o esperado, o novo Fiesta está efectivamente melhor em todos os parâmetros, especialmente no interior, que recebe um novo visual e uma vasta lista de equipamentos (muitos são opcionais) que tornam este modelo ainda mais cativante. Mas é na agilidade e no desempenho do pequeno 1.0 EcoBoost que o Fiesta continua a brilhar, e a ser uma referência de segmento. Não se esqueça de aproveitar as aliciantes campanhas da Ford.