Embora só esteja presente em Portugal desde o relançamento da marca, em 1996, o Skoda Octavia conta já com mais de 60 anos desde o início da sua comercialização, sendo este, até então, o modelo mais vendido da marca, com mais de 6.5 milhões de unidades produzidas. Com a chegada da quarta geração ao mercado nacional, a Skoda pretende reforçar estes números com uma proposta moderna, eficiente, tecnologicamente inovadora, sem esquecer o ADN do modelo, o espaço oferecido e a excepcional relação preço/qualidade.
Recorrendo à nova plataforma modular MQB EVO, baseada na MQB original utilizada na anterior geração, o novo Skoda Octavia cresceu 19 mm no comprimento (22 mm na versão Break), 15 mm na largura e na volumetria da bagageira, com mais 10 litros na limousine (600 litros), e 30 litros na versão break (640 litros), o que permitiu a esta última versão manter o estatuto de referência do segmento.
O novo Octavia estreia um novo visual, reforçado pelas ópticas totalmente em LED, de série para todas as versões, tanto na dianteira como na traseira. O desenho utilizado permite melhorar, não só a aparência visual do novo Octavia, como melhorar a sua aerodinâmica, oferecendo agora um coeficiente de resistência (Cx) de apenas 0.24 para a limousine, e 0.26 para a break, tornando-se assim numa referência do segmento.
Internamente o novo Skoda Octavia foi totalmente redesenhado, passando a privilegiar o condutor, que tem agora um novo volante multifunções com novos botões de controlo, que permite operar um total de 14 funções diferentes, sem que este precise de retirar as mãos do volante. O painel de instrumentos foi igualmente redesenhado, usando agora um grande ecrã central independente, tal como o sistema de infoentretenimento, com um ecrã táctil flutuante, de 10 polegadas, colocado na consola central.
Pela primeira vez, o Skoda Octavia recebe, como opção, os bancos Ergo, com função de massagem eléctrica e ventilação, sistema de Head-Up Display, para-brisas aquecido e ar condicionado Climatronic de três zonas. Conta ainda com janelas eléctricas de série, e travão de estacionamento electromecânico, podendo optar por janelas laterais acústicas na frente, para reduzir o ruído no habitáculo.
A nível de motorizações, o novo Skoda Octavia conta, nesta fase de lançamento, com motores a gasolina com potências entre os 110 cv (para a versão 1.0 TSI) e os 150 cv (versão 1.5 TSI), bem como motor diesel 2.0 TDI de 116 cv e 150 cv, motorizações estas disponíveis com caixa manual de seis velocidades, ou DSG de 7 velocidades para as motorizações mais potentes, sendo esta de actuação totalmente digital (por botão).
Skoda Octavia | Motor | Potência | CO2 | Preço Limousine | Preço Break |
Ambition TSI 110 | 1.0 TSI | 110 cv | 117 | € 23.024 | € 23.938 |
Style TSI 110 | 1.0 TDI | 110 cv | 118 | € 26.325 | € 27.239 |
Ambition TDI 116 | 2.0 TDI | 116 cv | 113 | € 29.584 | € 30.146 |
Style TDI 116 | 2.0 TDI | 116 cv | 113 | € 32.449 | € 33.084 |
Ambition TDI 150 DSG | 2.0 TDI | 150 cv | 119 | € 32.627 | € 33.714 |
Style TDI 150 DSG | 2.0 TDI | 150 cv | 120 | € 35.804 | € 36.654 |