Secções

Notícias

Ensaios

Videojogos

Análise – F1 2021

Notas Finais

Gráficos8
Som8.5
Jogabilidade9
Longevidade9.5

Gostámos

  • Grafismo mais realista
  • Novos modos de jogo

A rever

  • Inexistência da corrida Sprint

Conclusão

9F1 2021 é um título obrigatório para os fãs da Fórmula 1, com suficientes novidades para os aficionados da modalidade e novos modos de jogo para cativar novos jogadores.

Com a entrada da série F1 no universo da Electronic Arts, a Codemasters conseguiu manter-se como principal responsável pelo desenvolvimento do novo F1 2021; o resultado, ao contrário de algumas suspeitas, não podia ser melhor.

F1 2021 é o melhor, mais realista e mais cativante título da série, graças ao às melhorias introduzidas e novos modos de jogo. O motor gráfico Ego Engine 4.0 está cada vez melhor, especialmente nas variantes de PC e das consolas de nova geração, onde é possível ter gráficos com Ray Tracing. Contudo, é nos modos de jogo que estão as verdadeiras novidades deste título e onde o mesmo se diferencia em relação aos anteriores.

Sem pandemia
Mantendo-se fiel a tudo o que está associado ao licenciamento oficial da modalidade, gerida actualmente pela Liberty Media, existem algumas imprecisões face à actual época da Fórmula 1, como a inexistência da pandemia, que acabou por alterar o calendário das épocas de 2020 e 2021, com o aparecimento de circuitos alternativos. Ainda assim, a Electronic Arts garantiu que serão disponibilizadas gratuitamente as pistas de Jeddah, Imola e Portimão, como actualização do jogo. Igualmente inexistente é o novo modo de corrida ‘Sprint’, que se estreou recentemente no Grande Prémio em Silverstone.

Modos de jogo
Em termos de modos de jogo, podemos fazer uma corrida de forma isolada, jogar no tradicional modo carreira (que estreia a possibilidade de poder jogar com um amigo), entrar no modo de carreira (com os dados reais da actual época) ou jogar em formato multiplayer.

Mas é no modo ‘My Team’ que começam as grandes novidades, ao ser-lhe dada a possibilidade de criar o seu piloto e a sua equipa de Fórmula 1, escolhendo todo o tipo de parâmetros, como logótipos, patrocínios, fornecedor de motor, contratação de pilotos, gerir os diversos departamentos da equipa (aerodinâmica, chassis, pessoal, motorização, durabilidade e marketing) e desenvolver o carro.

Braking Point
Em Braking Point encontrará um modo de história similar ao ‘The Journey’ presente na série FIFA. Aqui, assumimos o papel do jovem piloto Aiden Jackson, de dezanove anos, que em F1 2021 acaba de conquistar o campeonato de Fórmula 2 em 2019, ingressando na época seguinte numa das equipas disponíveis (Racing Point, Alpha Tauri, Alfa Romeo, Haas e Williams. A história é dominada por uma rivalidade com o seu companheiro de equipa, Casper Akkerman de 39 anos, e Devon Butler, que assumirá o papel de vilão da história.

Ao contrário dos modos de carreira tradicionais, em ‘Braking Point’ assumimos os comandos do nosso monolugar apenas nos momentos fulcrais de cada prova, existindo alturas em que temos de interagir com os responsáveis da equipa, bem como dar entrevistas a Will Buxton, o repórter oficial da prova.


Editora: Codemasters

Distribuidora: Electronic Arts

Disponível para: PC, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, PS4, PS5

Preço: €59,99 (Xbox One)