Velas de Ignição – O que são, como funcionam, como substituir e qual a ideal para o motor do seu veículo
Muitas vezes negligenciadas, as velas de ignição são componentes de desgaste fundamentais para o correcto funcionamento de qualquer motor a gasolina. A sua principal função é a de provocar a ignição dentro da câmara de combustão do motor, onde já se encontra a mistura de gasolina com o ar, para que a explosão conseguinte gere pressão suficiente para o deslocamento do pistão, desencadeando assim uma série de acontecimentos que levam o automóvel (ou outro equipamento) a locomover-se.
A escolha da vela de ignição correcta para o seu motor é fundamental, pois só assim conseguirá garantir o correcto funcionamento do mesmo, já que o tipo e desempenho da vela de ignição poderá influenciar o desempenho do motor em situações como arranques a frio, e um funcionamento constante isento de falhas, mesmo em carga máxima, como numa aceleração. E isto sempre garantindo um consumo de combustível mais eficaz, e com menor emissão de gases.
A título de curiosidade, as velas de ignição são componentes que foram desenvolvidos para funcionar dentro da câmara de combustão, onde estarão expostas a temperaturas que podem superar os 3000ºC, pressões que podem chegar aos 100 bar, e tensões de ignição de até 40.000 volts, com picos de potência transitórios, que por sua vez também podem atingir os 300 A. E tudo isto sem falar na influência dos químicos presentes na câmara, como a gasolina, aditivos e o óleo do motor.
Corpo de uma vela de ignição
Uma vela de ignição tem um formato de parafuso, embora a rosca só ocupe cerca de metade do corpo da mesma. Na ponta da rosca, que é aparafusada na cabeça de motor, encontra-se o eléctrodo central e o eléctrodo de massa, onde se realizará a faísca, que por sua vez irá provocar a ignição dentro da câmara de combustão.
Na parte exterior da vela encontra-se a camada isolante, composta por um óxido de alumínio cerâmico, que tem como função proteger o resto do motor das descargas eléctricas que podem atingir os 40.000 volts. No topo da vela de ignição encontra-se a porca terminal SAE, onde são encaixados os cabos de velas, e que faz a ligação entre estes e o eléctrodo central.
Tipos de velas de ignição
Tendo em conta que o maior fabricante de velas de ignição do mundo fabrica mais de 1000 tipos de velas distintas, significa que o motor do seu automóvel tem características muito específicas, razão pelo qual terá requisitos próprios para as velas de ignição compatíveis com o mesmo.
Assim sendo, poderá encontrar velas com um, dois, três ou quatro eléctrodos de massa, vários tipos de compostos para o eléctrodo central (como platina ou irídio), eléctrodo central com ranhura em V, velas específicas para veículos a GPL, velas de competição e velas híbridas. O ideal será consultar sempre o manual da sua viatura, bem como os catálogos dos principais fabricantes de velas de ignição, que certamente terão as referências das velas específicas para o motor do seu veículo, como é o caso das velas de ignição NGK PLG Laser Line, que são adequadas para motores a GPL, devido ao seu formato, que garante uma melhor ignição e maior duração.
Desgaste das velas
Se notar que o motor do seu automóvel está a ter falhas no seu funcionamento, o mais provável é que a ignição esteja a decorrer de forma irregular. Curiosamente o estado da vela de ignição é um excelente indicador do que poderá estar errado no motor. Se tudo estiver a funcionar correctamente, a vela irá desgastar-se normalmente, apresentando uma cor castanha ou cinza-claro nas extremidades. Poderá consultar a tabela seguinte para conhecer os vários tipos de irregularidades identificadas pelo estado das velas de ignição.
Se notar que as velas precisam de ser substituídas, saiba que o processo é muito fácil, e não requer grandes dotes de mecânica. Para tal apenas deverá garantir que o motor está frio, usar uma chave própria para a remoção e introdução das velas, e garantir que não exerce força em demasia, para evitar danificar as roscas da cabeça de motor, uma vez que esta tende a ser em alumínio, tornando-se assim fácil de danificar.