Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Toyota revela novo Aygo X, o crossover mais divertido e com mais estilo do segmento A

Tal como tinha sido anunciado, a Toyota revelou o novíssimo Aygo X (Aygo Cross), um crossover para o segmento A, concebido e produzido na Europa, para satisfazer as preferências e o estilo de vida urbano e suburbano europeu.

Recorrendo à plataforma GA-B da Nova Arquitectura Global (TNGA), que foi utilizada originalmente pelo novo Yaris e mais recentemente pelo Yaris Cross, o novo Aygo X utiliza um visual ousado, pouco habitual no seu segmento, como a aplicação de uma pintura de dois tons, a nova linha de tejadilho em cunha, ópticas em LED que abraçam o capot, e grelha de grandes dimensões na secção inferior, perfeitamente integrada com os faróis de nevoeiro.

A escolha das cores disponíveis também contribui para o estilo arrojado, com cores como o Verde Cardomom para um visual elegante, o Vermelho Chilli para quem prefira uma cor ardente, o Bege Ginger que confere um visual sofisticado, ou o Azul Juniper, que reforça o ar jovial e “cool” deste modelo. Cada uma destas cores contrasta fortemente com o preto bicolor do telhado e da traseira.

Por dentro a Toyota volta a recorrer às combinações de cores do exterior, em elementos como os paineis interiores das portas, tablier e o tecido dos bancos. O recurso à plataforma GA-B permite aumentar o espaço disponível a bordo, graças ao aumento de 90 mm na distância entre eixos, e 235 mm face ao Aygo tradicional. A bagageira também cresceu 60 litros, para um total de 231 litros, até à chapeleira.

Oferecendo uma maior agilidade, o Aygo X tem um raio mínimo de viragem de apenas 4.7 metros, sendo a visibilidade melhorada graças à posição de condução mais alta, o que permite um fácil contacto visual com outros condutores, ciclistas e peões.

Em termos de motorização, o novo Aygo X contará com os préstimos de um motor 1.0 de três cilindros de 72 cv e 93 Nm de binário máximo, que deverá garantir consumos de apenas 4.7 l/100km e 107 g/km de emissões de CO2. Este modelo será lançado em Portugal durante o próximo ano, e contará com uma edição limitada durante os primeiros seis meses de vendas.