Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Gama Mazda com novas versões e edições especiais para 2022

Como tem vindo a ser habitual, a Mazda realizou uma apresentação, ao qual fomos gentilmente convidados, para ficarmos a conhecer todas as novidades para o presente ano de 2022. Durante essa apresentação, que foi inicialmente feita por Luís Morais, Managing Director da Mazda Motor Portugal, foi feita uma referência à actual situação automóvel, tanto global, como europeia e em Portugal.

No primeiro caso, assistimos em 2021 a um crescimento global de 3.8% de vendas de novos veículos, mas no velho continente, o mercado automóvel permanece em profunda crise, tendo caído 2.4% face ao já de si conturbado ano de 2020. Em Portugal a situação não é muito melhor, tendo o ano de 2021 terminado com um crescimento de apenas 0.8%, resultado de um excedente de 1220 viaturas face a 2020.

Entre os segmentos que registaram maior procura, continua a ser o segmento B, dos utilitários, o que conquistou a maior fatia do mercado, com 24% do total das vendas, sendo este seguido pelo segmento C (familiares médios) com 20%, e o segmento de SUV compactos (G0), também ele como cerca de 20% de quota de mercado. Relativamente ao tipo de motorização, os veículos a gasolina continuam a dominar, com 43.47% do total das vendas, sendo seguido pelas motorizações híbridas com 23.96%, motorizações diesel com 20.87% e eléctricos com 9.20%. As restantes correspondem a motorizações a GPL (2.48%), e gás natural (0.02%).

Estes resultados são importantes para explicar a estratégia da Mazda em Portugal, que pretende assim regressar ao segmento B com a reintrodução do Mazda 2, um modelo que será 100% híbrido, visto ser construído na plataforma do novo Toyota Yaris, recorrendo assim à sua comprovada tecnologia híbrida. Este modelo, de produção inteiramente europeia, é construído na fábrica da Toyota em Valenciennes (França), sendo a sua motorização híbrida produzida na fábrica da Toyota em Jelcz-Laskowice (Polónia).

Como forma de se diferenciar do modelo no qual se baseia, a Mazda irá oferecer com o novo Mazda 2 um produto diferenciador, com diferentes níveis de equipamento, garantia extra e um preço mais atrativo, associado a uma campanha de financiamento exclusiva. Este modelo, que utilizará uma motorização híbrida composta por um motor de três cilindros e 1.5 litros de cilindrada, associado a uma caixa de variação contínua, oferecerá uma potencia combinada de 115 cv, e a capacidade de realizar consumos que variam entre os 3.8 e os 4.4 l/100km, o que corresponderá a 87 a 93 gramas por km de emissões de CO2.

Disponível em 7 cores distintas, três níveis de equipamentos e quatro packs de equipamentos (com preços que variam dos 620 a 1400 euros cada), o novo Mazda 2 é proposto na variante Pure entre os 24.397 e os 25.017 euros, com a variante Agile (a que deverá ser mais vendida) a variar entre os 25.497 e os 27.787 euros, e a versão de topo Select, a ser disponibilizada entre os 29.297 e os 30.697 euros, estando a sua comercialização já disponível em Portugal.

Já o Mazda 3, este recebe ligeiras alterações, como a introdução da nova versão especial Homura (significa chama em japonês), que baseada na versão Evolve, adiciona bancos dianteiros aquecidos, chave inteligente, sensores de estacionamento frontais, câmara traseira, vidros traseiros escurecidos, jantes de 18 polegadas com acabamento em preto, tal como os retrovisores exteriores, e recebe apontamentos no interior em vermelho, como no volante, nas portas, apoio de braços e consola central.

Todas as versões recebem ainda a nova cor Platinum Quartz, uma nova localização da ficha USB frontal e novos serviços de conectividade, através da aplicação móvel My Mazda. Relativamente às versões disponíveis, o Mazda 3, na sua versão Homura, estará disponível somente na variante Hatchback (HB) e com motorização e-Skyactiv G de 150 cavalos, com preços que variam dos 32.923 a 35.419 euros.

Já as restantes versões do Mazda 3, nas variantes HB e CS (três volumes), com motorização e-Skyactiv G de 122 e 150 cv, está disponível entre os 30.704 e 36.612 euros para a versão Evolve, e entre 37.054 e 39.201 euros para a versão Excellence. Se optar pela versão e-Skyactiv X de 186 cavalos, esta estará igualmente disponível nas variantes HB e CS, entre os 36.991 e 41.949 na versão Evolve e 39.852 e 44.809 na versão Excellence.

Quanto ao popular SUV Mazda CX-30, este também irá estrear as mesmas novidades que a gama Mazda 3, estando a versão Homura disponível somente para a motorização e-Skyactiv G de 150 cavalos, entre os 34.593 e os 37.121 euros. Já as versões com motorização e-Skyactiv G de 122 e 150 cavalos, estas estarão disponíveis entre os 31.893 e os 39.184 euros para a versão Evolve, e 39.038 e 42.434 euros para a versão Excellence. A variante com motorização e-Skyactiv X de 186 cavalos estará disponível entre 42.223 e 48.696 euros para a versão Excellence.

No caso do Mazda CX-5, este recebe a nova cor exterior Zircon Sand Metallic, bem como a nova versão Homura, Newground e High Plus, para um total de 5 versões disponíveis. A versão Homura, no caso do CX-5, incluí jantes de 19 polegadas com acabamento em preto, um elemento de design em vermelho na grelha frontal, retrovisores exteriores em preto, para-choques frontal e traseiro em preto e arcos das rodas em preto, bem como estofos Leatherette, bancos do condutor eléctrico, tecto em preto, apontamentos em vermelho no interior e luzes LED no interior, entre muitos outros equipamentos.

Esta versão só estará disponível com as motorizações Skyactiv G de 165 cv a gasolina e Skyactiv D de 184 cv a gasóleo, com preços que variam entre os 39.303 e os 52.467 euros. A versão Newground, que se diferencia pelo visual mais arrojado, utilizará jantes de 19 polegadas com acabmanto em preto e metálico, elemento de deisgn em verde na grelha frontal, retrovisores em preto com rebatimento automático, ajustáveis e aquecidos, porta-bagagens eléctrico, estofos com partes em Leatherette com costuras em verde, banco do condutor eléctrico, bancos dianteiros aquecidos e bandeja de carga reversível. Esta versão estará disponível para as motorizações Skyactiv G de 165 cv a gasolina e Skyactive D de 150 cv a gasóleo, entre os 38.377 e os 49.725 euros.

Já a versão High Plus, esta destaca-se pela aplicação de estofos em pele Nappa Brown, volante aquecido, tejadilho em preto, bancos traseiros aquecidos, e muitas outras ofertas em termos de conforto e tecnologia. Esta versão estará disponível com as motorizações Skyactiv G de 165 e 194 cv, e a versão Skyactiv D de 184 cv, por preços que variam entre os 40.908 e os 60.443 euros. As restantes versões Evolve e Excellence continuam presentes, com intervalos de preços que variam entre os 34.570 e 43.782 euros para a primeira, e os 39.783 e 51.377 euros para a última.

Por fim temos o ícone da marca, e da própria indústria automóvel, o histórico Mazda MX-5, que tem como principais novidades a introdução da nova cor Platinum Quartz, do novo interior em Terracota e estofos White, bem como da nova capota em azul. O “novo” Mazda MX-5 está disponível nas versões Evolve, tanto na versão Soft-top (capota de tecido) e RF (capota rígida) entre os 30.872 e os 36.045 euros, e na versão Excellence, entre os 36.872 e 52.465 euros, com as já conhecidas motorizações Skyactiv G 1.5 de 132 cavalos e 2.0 de 184 cavalos.

A nova edição especial Mazda MX-5, disponível com as já referidas motorizações, destaca-se pela combinação dos estofos Nappa White com a cor azul da carroçaria, jantes de liga leve de 16 polegadas RAYS na motorização 1.5 e 17 polegadas BBS na motorização 2.0, espelhos retrovisores em preto, capota em Red Cherry na versão Soft-top, ou Twin Tone roof na versão RF. Esta edição especial está disponível entre os 39.517 e os 53.060 euros.

Para mais tarde, durante o Verão, serão lançadas duas importantes novidades na gama Mazda, o novo SUV topo de gama CX-60, e a nova variante do MX-30, que receberá uma versão com extensor de autonomia, recorrendo a um motor rotativo (Wankel).