Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Novo Mazda2 é o primeiro modelo 100% híbrido da Mazda

Numa altura em que o mercado automóvel está em processo de transformação, a Mazda optou por se associar à Toyota Motor Corporation para o fornecimento de um veículo híbrido, que será exclusivo para o mercado europeu. O modelo em concreto é o novo Toyota Yaris Híbrido, que será assim comercializado pela Mazda como sendo o novo Mazda2 Hybrid, e o seu primeiro veículo 100% híbrido.

Isto significa que o novo Mazda2, exclusivo para o mercado europeu, embora se mantenha como sendo um modelo de segmento B, este oferece uma generosa distância entre eixos (2.560 mm), o que garante uma boa habitabilidade e conforto para quatro adultos, oferecendo 286 litros de capacidade na bagageira.

Em termos de motorização, o novo Mazda2 Hybrid contará com os préstimos de um motor térmico de três cilindros a gasolina com 1490 cc de cilindrada e 93 cv de potência, que em conjunto com o motor eléctrico de 59 kW (80 cv), origina uma potência combinada de 85 kW, ou seja, 116 cavalos.

Isto permite ao Mazda2 Hybrid acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 9,7 segundos, tendo declarada uma velocidade máxima de 175 km/h. Em termos de consumos, esta solução híbrida garante uma média de 3.8 l/100 km em circuito combinado WLTP, o que corresponde a apenas 87 gramas de CO2 por cada quilómetro percorrido.

O funcionamento eléctrico desta solução permite que os arranques possam ser efectuados em modo EV (100% eléctrico), oferecendo assim um andamento suave, contínuo e silencioso em ambientes urbanos. Naturalmente que este modo EV não é extraordinário, até porque a pequena bateria de iões de lítio de 0.76 kWh não consegue oferece mais do que um quilómetro de autonomia, mas em situações de pára-arranca, desde que não exceda os 50 km/h.

O novo Mazda2 Hybrid chegará a Portugal em três versões, o Mazda2 Hybrid Pure, Mazda2 Hybrid Agile e Mazda2 Hybrid Select, estando prevista a chegada das primeiras unidades para a Primavera de 2022. O lançamento deste modelo será essencial para a Mazda conseguir cumprir o objectivo de reduzir 50% das emissões médias de CO2 até 2030, bem como para poder alcançar a neutralidade carbónica até 2050. Os preços serão divulgados numa data mais próxima do lançamento.