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Ataque russo ao aeroporto de Hostomel destrói Antonov An-225 Mriya

Embora tenha sido poupado na primeira ofensiva russa de obtenção do controlo do aeroporto de Hostomel, às portas de Kiev, os últimos ataques ao aeroporto fizeram com que o maior avião de carga do mundo fosse destruído. Trata-se do gigantesco Antonov An-225 Mriya. Esta notícia foi confirmada pelo Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, que usou as redes sociais para dar esta notícia.

Esta notícia foi verificada pelas últimas imagens de satélite obtidas pelo sistema da Maxar, que revelam a destruição parcial do hangar onde o An-225 Mriya estaria guardado, desde o passado dia 5 de Fevereiro, altura em que regressou de um voo, e estaria a dar inicio aos habituais procedimentos de manutenção.

Imagem satélite providenciada pela Maxar

Segundo responsáveis do fabricante da aeronave, até ser devidamente inspeccionado por técnicos, é impossível determinar-se o estado da aeronave, mas estes afirmaram que uma suposta reconstrução do An-225 demoraria 5 anos e teria um custo superior a 3 biliões de dólares (2.7 mil milhões de euros), valor esse que seria cobrado à Federação Russa, responsáveis pela destruição da aeronave original.

Antonov An-225 Mriya?

O Antonov An-225 Mriya er) a maior aeronave de carga do mundo, tendo sido criada pela URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) como alternativa aos já existentes Antonov An-124, para permitir o transporte do vaivém espacial soviético, o Buran. Recorrendo ao mesmo criador dos An-124, Viktor Tolmachev, o An-225 realizaria o seu primeiro voo a 21 de Dezembro de 1988, tendo sido exposto no Salão Aéreo de Paris no ano seguinte.

Vasiliy Koba

Detentor de múltiplos recordes do mundo, o An-225 conseguiu transportar até quatro tanques de guerra, com um peso combinado de 253 toneladas, tendo inclusive transportado o item mais pesado de sempre numa aeronave, um gerador para uma central de gás na Arménia (de 189 toneladas). Detem também o recorde de transporte dos itens mais compridos de sempre (por via aérea), duas lâminas de uma turbina eólica de Tianjin, na China, para Skrydstrup, na Dinamarca, com 42.1 metros cada.

Para conseguir estes feitos, o Antonov An-225 utilizava uma estrutura com 84 metros de comprimento, 88.4 metros de envergadura de asas, uma altura máxima de 18.1 metros, e um peso vazio de 285 toneladas. Capaz de comportar até 300 toneladas de combustível, este era fundamental para alimentar as seis turbinas Ivchenko-Progress D-18T de 229.5 kN de propulsão, que permitiam ao An-225 atingir os 865 km/h de velocidade máxima, voar a uma altitude máxima de 11 mil metros (36 mil pés), e um alcance entre os 4000 km (carga máxima) e os 15.400 km (sem carga).

O compartimento de carga interno, que era acedido exclusivamente através do portão frontal, era totalmente pressurizado e tinha um volume de 1300 m3 de capacidade, disponibilizando uma área com 4.4 metros de altura, 6.4 metros de largura e 43.35 metros de comprimento, mais do que o voo inaugural dos irmãos Wright.

Kārlis Dambrāns

Com um total de 32 rodas, o trem de aterragem era composto por quatro rodas frontais (formato 2 x 2) e 28 rodas principais, das quais 16 são direccionáveis, para facilitar as manobras em terra, podendo este realizar uma volta completa numa pista com 60 metros de largura. Veja agora um interessante vídeo que revela muitas das características que tornavam o Antonov An-225 Mriya uma aeronave única no mundo: