Secções

Notícias

Ensaios

Publireportagem

Porquê optar por um veículo elétrico?

Atualmente, tudo parece indicar que os veículos elétricos irão passar a ser a norma. As principais marcas de automóveis estão a desenvolver cada vez mais novos automóveis elétricos. Efetivamente, é necessário que haja mudanças se todos queremos contribuir para um futuro sustentável.

Para muitas pessoas, é difícil mudar sem mais nem menos, pois faz parte da natureza humana precisar de razões o fazer. Por isso, é natural que tenhamos curiosidade quanto aos motivos mais importantes para optar por um veículo elétrico.

Para lhe dar uma ideia mais completa das razões para optar por um veículo elétrico, vamos enumerar aqui as suas vantagens mais importantes, para que não restem dúvidas de se se trata de uma escolha acertada para si.

As vantagens dos veículos elétricos

Os veículos elétricos têm diversas vantagens e, por isso, é importante abordá-las uma a uma. De facto, verificamos frequentemente que nem todas as vantagens têm o mesmo nível de importância para cada pessoa. Enquanto alguns estão mais preocupados com o ambiente, outros podem estar mais preocupados com o aspeto financeiro. No entanto, ao optar por um veículo elétrico, poderá beneficiar das seguintes vantagens:

  • Carregamento em casa: Talvez a vantagem mais importante seja o facto de um veículo elétrico poder ser carregado em casa. Para tal, precisa de um carregador. Cada vez mais pessoas decidem instalar um carregador ou uma estação de carregamento nas imediações de sua casa, para terem a possibilidade de carregar a bateria dos seus veículos elétricos a qualquer momento. Logicamente, as pessoas optam frequentemente por carregar durante a noite, beneficiando assim de preços de eletricidade mais baixos e contando com um carro elétrico totalmente carregado pela manhã. 
  • Condução mais económica: Um vantagem certamente também decisiva é o facto de que conduzir um veículo elétrico é igualmente mais económico. Por um lado, isto verifica-se porque a eletricidade é simplesmente mais barata do que a gasolina ou o gasóleo, permitindo-lhe poupar permanentemente em “custos de combustível”, logo a partir do momento da compra, o que é uma excelente mais-valia a longo prazo. Por outro lado, conduzir um veículo elétrico também é mais económico porque os veículos requerem muito menos manutenção, uma vez que o desgaste é menor. 
  • Menos poluente para o ambiente: Segue-se outra vantagem muito importante para a maioria dos proprietários de automóveis elétricos: o facto de serem muito menos poluentes para o ambiente. Isto porque, ao conduzir um veículo elétrico, não está a emitir CO2, fazendo com que o seu contributo para o aquecimento global seja muito menor. Assim, poderá conduzir o seu carro de consciência tranquila, todos os dias, sobretudo se combinar isto com outro investimento sustentável, como um carregador carros elétricos Wallbox ou um carregador carros elétricos Alfen
  • Condução silenciosa: Uma vantagem adicional, embora menor, da condução elétrica é o facto de também ser mais silenciosa. Uma vez que não há motor de combustão interna, este tipo de veículo emite muito menos ruído. Isto significa que a própria condução é muito mais agradável para a maioria das pessoas, sendo possível notar uma determinada tranquilidade como resultado direto do silêncio. Só assim pode desfrutar de uma forma verdadeiramente confortável para fazer as suas deslocações de trabalho, lazer e/ou até à casa de amigos e familiares. 
  • Designs futuristas: Finalmente, uma última vantagem que definitivamente não devemos esquecer é o design futurista da maioria dos carros elétricos. Um automóvel elétrico é, por si só, um pouco diferente dos automóveis ‘tradicionais’, o que também abre as portas a inúmeras possibilidades. Uma marca como a Tesla é um excelente exemplo disso, dando provas de saber combinar como ninguém o conceito de um modelo amigo do ambiente com um design extremamente atrativo. Em resultado, para a maioria dos fãs de automóveis, deixa de ser necessário prescindir do design em favor do respeito pelo ambiente. As outras principais marcas também lhe oferecem o melhor dos dois mundos.

Assim, ao longo dos últimos anos, os progressos na área dos veículos elétricos tornaram-se evidentes. Se há dez anos, a indústria ainda se debatia com dificuldades, atualmente isso já não se verifica. Hoje em dia, a troca de um automóvel com motor de combustão por um carro elétrico moderno é uma escolha cada vez mais óbvia, sobretudo quando se está ciente das inúmeras vantagens automaticamente inerentes. Trata-se de uma alternativa sustentável que acarreta benefícios para todos.

E caso resolva combiná-la com um carregador, poderá ter verdadeiramente uma ideia de como o futuro será.