Ford anuncia a «produção em larga escala» de três modelos eléctricos na Europa (só vem um para Portugal)

Pouco depois de ter oficializado a abertura das encomendas para o Capri, a Ford anunciar a «produção em larga escala» de mais três modelos eléctricos, todos construídos na Europa: Puma Gen-E, E-Tourneo Courier e E-Transit Courier.
A produção é feita na Roménia (em Craiova), numa fábrica «gerida pela Ford Otosan, uma joint-venture entre a Ford Motor Company e a Koç Holdings». Já os motores eléctricos são «fabricados no Reino Unido, em Halewood»; a marca diz ainda que há «diversos componentes» feitos na sua fábrica de Colónia (Alemanha).
O Puma Gen-E (na foto, em baixo) é a versão eléctrica do «modelo mais vendido da Ford na Europa» e o mais acessível EV da Ford. Em Portugal, este automóvel tem um preço a partir de 35 843 euros (há ainda uma alternativa Mild Hybrid, por 28 720 euros).

Já o E-Tourneo Courier é um MPV e o E-Transit Courier é uma carrinha comercial com «até 300 quilómetros de autonomia e um aumento de 25% no espaço de carga face à geração anterior». Nenhum destes modelos são vendidos em Portugal: no País, a Ford disponibiliza apenas os Torneo Courier (26 641 euros, gasolina), Connect (37 046 euros, híbrido plug-in) e Costum (51 066 euros, híbrido plug-in ou eléctrico).
A marca aproveita ainda para lembrar que a «sustentabilidade tem sido uma prioridade nas fábricas da Ford na Europa»: a de Craiova recebeu «recentemente novos painéis fotovoltaicos e um centro de logística optimizado», que permite uma «redução significativa das emissões de CO2».