Secções

Notícias

Ensaios

Curiosidades

Arroz de Arona: a nova receita da SEAT para uma produção automóvel mais sustentável

©Seat | Arona Arroz©SEAT

Os automóveis usam cada vez mais materiais sustentáveis, de origem vegetal e reciclados, mas esta será mesmo um dos primeiros exemplos do género: a SEAT destacou o facto de um dos seus modelos ter peças feitas com… arroz.

Na verdade, não é bem o cereal, tal como o conhecemos, que está na base desta inovação, mas sim «casca de arroz», transformada por uma empresa parceira, a Oryzite, num composto «biológico alternativo ao plástico» com o mesmo nome.

«Trata-se de um material inovador, renovável e de base natural, obtido a partir de subprodutos do arroz após a colheita», diz a marca espanhola. O Oryzite é usado nas novas «peças de suporte do piso duplo» da bagageira do Arona (foto em baixo), mas apenas numa pequena percentagem.

©Seat | Arona Arroz
©Seat

«Aquilo que antes era composto exclusivamente por polipropileno e fibra de vidro, passa agora a integrar 15% de Oryzite», o que se traduz na incorporação de «sessenta gramas de casca de arroz» em cada unidade do SUV da SEAT saído da linha de produção.

Fazendo as contras a cada Arona com estas sessenta gramas de arroz, a marca diz que, anualmente, serão usadas cinco toneladas de Oryzite – para isso, a marca vai precisar de produzir cerca de 830 mil destes automóveis.

Mas há mais número para partilhar: a SEAT diz que, com a utilização de Oryzite, conseguiu «reduzir o peso» de cada peça de suporte do piso duplo da bagageira do Arona em «5,8%», o que fez com que os custos de produção baixassem «2%».

O SEAT Arona feito com arroz (que vem dos campos do rio Ebro, na costa Leste de Espanha) está disponível em Portugal em cinco versões, com preços a partir dos 22 024 euros

Deixe um comentário