Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Um guarda-roupa ou uma cozinha sobre rodas? Kia e LG, a dupla coreana que está a criar novas “casas” para viajar

©LG / Kia | Spielraum Glow©LG / Kia

As duas marcas coreanas anunciaram um parceria no Seoul Mobility Show 2025 para combinar os argumentos tecnológicos de ambas as empresas e criar um novo tipo de veículos, ainda em protótipo.

O objectivo passa por juntar as «soluções de vida inteligente potenciadas por IA da LG» à tecnologia Platform Beyond Vehicle (PBV) da Kia». O resultado? Dar a cada utilizador o “poder” de «personalizar o espaço para se adaptar ao estilo de vida de cada utilizador».

Esta conceito surge personificado nas carrinhas Spielraum, com duas abordagens: Studio e Glow Cabin. O primeiro é um guarda-roupa sobre rodas; o segundo, está mais ligado ao de uma caravana tradicional.

A Spielraum Studio foi «pensado para empreendedores que viajam frequentemente e precisam de um espaço de trabalho», com um espelho inteligente, guarda-vestidos e uma máquina de café. Os equipamentos LG presentes têm IA que pode ser usada, por exemplo, em «configurações optimizadas de cuidado da roupa com base na rotina do utilizador».

©LG / Kia | Spielraum Studio
©LG Kia

Já a Spielraum Glow Cabin é uma resposta da Kia e da LG à «crescente tendência de piqueniques e campismo em automóveis». Nesta carrinha há um frigorífico, um forno e até uma adega. Em ambos os casos, a plataforma que une os electrodomésticos é a ThinQ ON, da LG, um hub doméstico inteligente que permite reunir todos os equipamentos numa app, para fazer uma gestão centralizada.

Neste momento, não há qualquer informação sobre quando é que a parceria Kia/LG vai passar ao próxima fase, ou seja, a comercialização destas Spielraum.

Deixe um comentário