Secções

Notícias

Ensaios

Fora da Estrada

Marcas de automóveis falham top 20 das mais bem reputadas em Portugal

©Mercedes | AMG GT©Mercedes

Depois de várias semanas a lançar tops individuais, relativos aos diferentes sectores do mercado, a consultora OnStrategy revelou o ranking global ‘Força e Energia de Marca’ relativo a 2024. Esta classificação top 100 «consolida os dados relativos às dimensões de ‘Posicionamento’, ‘Reputação’, ‘Experiência’ e ‘Resultados de Gestão’.

Como acontece nos rankings individuais, as marcas são avaliadas até 100 pontos e foram «identificadas de acordo com a referência espontânea de mais de cinquenta mil cidadãos que reflectem a sociedade portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social», explica a OnStrategy.

Relativamente ao mercado automóvel, a consultora tem três rankings: ‘Automobile & Motorcycles’, ‘Mobility General’ e ‘Mobility Accessories’, liderados respectivamente por Mercedes (76,3), Via Verde (72,6) e Michelin (74,3). Apesar de estas marcas até estarem relativamente bem classificadas, nenhuma entra nas 20 melhores do ranking ‘Força e Energia de Marca’ global.

©OnStrategy | brands
©OnStrategy

A Mercedes é a mais bem classificada: surge em 40.º lugar, com 75,9 pontos; na posição imediatamente a seguir, está a BMW, com 75,8 pontos. Na 58.º posição aparece a Porsche (75,1) e, dez lugares mais abaixo, a Aston Martin (68.º, 74,7 pontos).

Em 80.º lugar, vem a Audi (74,4) e, em 83.º, a Ferrari (74,3). Este top 100 inclui apenas mais uma marca automóvel: a Bentley, em 93.º lugar, com 74,1 pontos. Curiosamente, marcas como a Citroën ou a Renault, cujos automóveis são campeões de vendas quase todos os anos, em Portugal, não fazem parte do top 10 individual e, consequentemente, deste top 100 geral.

Deixe um comentário